Acesso Rápido

Notícias

Sincovar e SEC divulgam regras para o funcionamento do comércio varejista em São José nos jogos do Brasil na Copa do Mundo

14/11/2022



A Copa do Mundo do Catar começa no dia 20 de novembro e o Brasil terá seu primeiro jogo no dia 24, uma quinta-feira. Em seus três primeiros confrontos, os jogos da equipe comandada pelo técnico Tite caem em dias da semana, ou seja, durante o expediente de muitos brasileiros.

Além disso, caso o Brasil avance da fase de grupos, outros jogos devem ocorrer em dias úteis. Pensando nisso, torcedores já começam a planejar como conciliar os jogos com o trabalho. 

Diante disto, o Sincovar SJ (Sindicato do Comércio de São José) e o SEC (Sindicato dos Trabalhadores) estabeleceram na Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 as regras de compensação do tempo não trabalhado.

A CCT 2022/2023 traz na sua Cláusula Trigésima Oitava a compensação de horas durante os jogos da Copa do Mundo:

“Nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante o evento da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, fica facultado às empresas abrangidas pelo presente instrumento coletivo de trabalho, liberar seus empregados do cumprimento integral da jornada diária de trabalho, sendo que as respectivas horas liberadas poderão, a critério do empregador, serem descontadas de eventual saldo positivo de horas existentes no banco de horas ou compensadas pelo empregado em até 60 (sessenta) dias, contados a partir das 13h do dia 26/12/2022”.

“Parágrafo único: No dia 31/12/2022 as horas de que trata esta cláusula não poderão ser compensadas após as 13h, nos estabelecimentos comerciais não localizados em Shoppings Centers (comércio de rua), e após as 17h, nos estabelecimentos comerciais localizados em Shoppings Centers”.

Confira as datas dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo Fifa Catar 2022:

24 de novembro (quinta-feira), às 16h: Brasil X Sérvia;

28 de novembro (segunda-feira), às 13h: Brasil X Suíça;

02 de dezembro (sexta-feira), às 16h: Camarões X Brasil.

*Com informações do Sincovar SJ.

14/11/2022

Mais notícias