A segunda edição do Inova São José ocorreu na noite desta quinta-feira (23), e reuniu mais de 150 pessoas na sede a AEMFLO e CDLSJ. O evento foi promovido pelo pacto pela Inovação de São José, criado em 2022.
O representante da AEMFLO e CDLSJ durante a abertura foi o diretor de Inovação Empresarial, Marcio Cavalcanti. "A segunda edição do Inova foi um sucesso. Reuniu um público envolvido no movimento da inovação, e este evento foi especial porque além de palestras, mostramos como simplificar a utilização e aplicação da inovação dentro das nossas empresas, sem passar por muita burocracia. Além disso, a oportunidade de statups mostrarem a sua empresa através do Pitch Day e ser avaliada por investidores foi de enorme valia. É muito importante ver a união dos agentes formadores: governo, academia, empresários, associações e pessoa física. Isso mostra que São José está pronta e no caminho certo para o crescimento e fortalecimento do ecossistema de inovação", colocou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Suzana Bousfield, destacou que São José está passando por mudanças. “São José está em processo transformador para se consolidar como cidade empreendedora. Temos iniciativas colocadas em prática e nosso lema de Cidade das Oportunidades apoia eventos em prol do empreendedorismo”.
Durante o evento houve apresentação de três startups para uma banca avaliadora do RIA (Rede de Investidores Anjo) da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia). No painel Inovação é Comigo? O público acompanhou a palestra do diretor corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e presidente do Conselho da Acatae, Daniel Leipnitz.
Ele falou da importância de utilizar a linguagem mais simples possível, fugir dos termos em inglês, fugir das palavras complicadas. “Se não conseguirmos nos fazer entender não chegaremos a lugar nenhum”. Deu dicas de empreendedorismo e de como investir no desenvolvimento de negócios.
Estiveram presentes no evento, representantes da Prefeitura de São José, Impacte, Acate, Sebrae, AEMFLO e CDLSJ, com apoio do Governo de Santa Catarina, Senai, IFSC, Unisul, Unimed, Fapesc, ASQ, C2R, TXM methods e Techstars Startup Weekend.