A nova edição do Prêmio AEMFLO de Inovação lançada na manhã desta quinta-feira, 13/2, vem com algumas novidades, entre elas, uma nova forma de análise, a realização da cerimônia de entrega em um novo local e novo patamar no número de colaboradores por empresas nas subcategorias. Empresas de todos os portes e segmentos poderão apresentar suas ideias e se associarem à entidade para participação no Prêmio até 21 de março de 2024. As inscrições do prêmio vão até 11 de abril.
O lançamento do evento aconteceu no Conecta 360, na sede da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis – AEMFLO, com a participação de empresários, formadores de opinião, integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo das entidades, dos núcleos empresariais e convidados.
Para o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, o prêmio tem como objetivo destacar e reconhecer as boas práticas de gestão de empresas, em seus segmentos de atuação. “O Prêmio AEMFLO de Inovação é uma iniciativa que não apenas reconhece as melhores práticas inovadoras das empresas da nossa região, mas também reforça nosso compromisso com a transformação constante do nosso ambiente empresarial”, explica.
Segundo o coordenador da Comissão Organizadora do Prêmio e diretor do Desenvolvimento Econômico da AEMFLO e CDLSJ, Robson Truppel, a ideia do Prêmio é reconhecer novas soluções criativas, que trouxeram algum tipo de mudança, relacionada a produtos, serviços e processos que precisavam de aperfeiçoamento para atender às necessidades do consumidor. Além de ações que buscam aprimorar o que já está em andamento de forma a agregar valor para aumentar a competitividade e sustentabilidade das empresas. “O prêmio se consolida na nossa região como um reconhecimento e um incentivo à inovação e ao empreendedorismo”, pontua Truppel.
Wilson Sanchez Rodrigues, gerente Regional do Sebrae/SC, destacou que o Sebrae tem como objetivo incentivar iniciativas que promovam a inovação e o empreendedorismo. “Somos parceiros da AEMFLO e sabemos que juntos conseguimos incentivar as empresas a irem mais longe”, disse.
Outras edições
Em 2023, 11 empresas foram premiadas pelas suas práticas inovadoras. Já em 2024, 15 empresas tiveram suas práticas inovadoras reconhecidas no prêmio. Os cases premiados podem ser consultados no site da entidade ww.aemflo-cdlsj.org.br ou no canal do Youtube das entidades.
Categorias
O Prêmio tem cinco categorias principais, divididas em três subcategorias, e totaliza até 15 empresas premiadas. As categorias são Indústria, Comércio, Serviços,Tecnologia e Educação. Cada categoria principal é dividida em três subcategorias, por tamanho de empresa. Foi aqui neste ponto que o prêmio também foi atualizado. As subcategorias passam a ser: subcategoria 1: empresa com até 30 colaboradores; subcategoria 2: empresa com 31 a 100 colaboradores; e subcategoria 3: empresa acima de 101 colaboradores.
Quem pode participar
Podem participar empresas de todos os tamanhos, áreas e segmentos de atuação, desde que associadas até 21 de março. As inscrições começam a partir da data do lançamento e seguem até o dia 11 de abril. A entrega do prêmio acontecerá no dia 8 de maio com evento para mais de 700 pessoas.
Avaliação
A avaliação também passou por um processo de mudança e nesta edição será feita apenas por um júri técnico. As empresas serão avaliadas por uma comissão julgadora que selecionará as empresas finalistas. “Queremos valorizar os empreendedores e empresas através de suas estratégias inovadoras e reconhecer quem faz o desenvolvimento econômico do município acontecer”, destaca Robson Truppel.
Datas Importantes
Inscrição e submissão dos cases:
Do dia 13 de fevereiro até às 17h do dia 11 de abril de 2025.
Período de avaliação dos cases: 12 de abril até 23 de abril de 2025.
Divulgação dos finalistas: 25 de abril de 2025.
Solenidade de premiação: 8 de maio, no Teatro Hermelinda Izabel Merize