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FÓRUM INDUSTRIAL SUL APRESENTA PRIORIDADES PARA ORÇAMENTO 2007

O Fórum Industrial Sul, integrado pelas Federações de Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Paraná (FIEP) e Rio Grande do Sul (FIERGS), encaminhou, nesta terça-feira, em Brasília, documento com as prioridades da indústria do Sul para infra-estrutura aos ministérios do Planejamento e dos Transportes. O valor das obras urgentes destacadas pelo Fórum para inclusão no Orçamento da União 2007 soma R$ 4,009 bilhões, dos quais R$ 1,384 bilhão são para Santa Catarina, R$ 1,297 bilhão para o Paraná e R$ 1,327 bilhão para o Rio Grande do Sul. As obras no segmento rodoviário são as que mais demandam investimentos, com R$ 2,754 bilhões, seguidas pelo segmento ferroviário (R$ 505 milhões), aquaviário (R$ 385 milhões) e aeroviário (R$ 365 milhões). “Ao mesmo tempo em que seguimos no monitoramento dos restos a pagar da peça de 2005 e na execução do orçamento de 2006, estamos mostrando hoje que a indústria do Sul precisa e continuará cobrando as obras necessárias para poder transportar seus produtos e, desta forma, ser competitiva”, disse o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa. “Sem isso não temos condições de gerar novos postos de trabalho e impostos”, completou. Na visão da indústria, as obras rodoviárias que devem constar no Orçamento de 2007 para Santa Catarina somam R$ 985 milhões, com destaque para a BR 101 (R$ 400 milhões). Além de serviços de restauração e sinalização, o Fórum ainda destacou outras dez obras prioritárias para os catarinenses, entre as quais o projeto de duplicação da BR 470 (R$ 80 milhões), o início da duplicação da BR 280 (R$ 60 milhões), reparos na BR 116 (R$ 100 milhões) e obras na BR 282 (R$ 150 milhões). No segmento aquaviário, o total necessário para as obras prioritárias na avaliação da indústria de Santa Catarina somam R$ 168,1 milhões. As demandas no porto de São Francisco do Sul são as de maior valor, contemplando derrocamento junto ao canal de acesso, dragagem, construção de novo berço e recuperação de outro, além da recuperação do pavimento da área primária. Mas também são necessárias obras para os portos de Itajaí e Imbituba.

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