
A informação é do presidente do Prac (Programa de Responsabilidade Ambiental
Compartilhada), André Luis Saraiva. Segundo ele, as diversas manifestações mundo
afora sobre temas como aquecimento global, reduções nas emissões de CO2, entre
outros, fez com que as pessoas se interessassem mais por este tipo de informação
e, consequentemente, que as empresas trabalhassem melhor estas questões.
As observações de Saraiva vão ao encontro de uma pesquisa da Whirlpool
Corporation, empresa especializada em eletrodomésticos, que diz que 84% dos
consumidores estão preocupados se o produto que estão levando para casa é
ecologicamente correto, tanto que 72% observam se há o selo de eficiência em
energia.
A pesquisa mostrou, ainda, que os casados ou as pessoas que já foram casadas
compreendem melhor os benefícios dos produtos eco-eficientes do que os
solteiros, em uma proporção de 77% e 59%, respectivamente.
Considerando a idade, pessoas entre 18 e 44 anos acenaram mais à
possibilidade de ter uma lavadora com eficiência de energia na lavanderia dos
seus sonhos, enquanto àqueles acima de 45 anos a preferência de compra é por um
modelo com design apropriado para sua faixa etária.
Para a diretora de capacitação empresarial e de responsabilidade
socioambiental da AEMFLO e CDL-SJ, Maria Helena Balthazar, além da validade e da
composição química do produto, os consumidores modernos verificam também se o
produto é certificado por ações da empresa em prol do meio ambiente. “Aquilo que
antes acontecia esporadicamente, hoje faz parte da rotina de uma grande maioria
de consumidores. Isso se comprova pela procura dos produtos orgânicos em feiras
e supermercados”, afirma.
Fonte: FCDL-SC e AEMFLO e CDL-SJ