
Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, principalmente entre os jovens. Uma pesquisa divulgada em janeiro deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revelou que 2 em cada 3 jovens brasileiros querem se tornar empreendedores.
Abrir uma empresa, no entanto, requer muito planejamento e estudo prévio para tirar as ideias do papel. Mas, com as informações certas você verá que esse processo não precisa causar dor de cabeça. Confira o que é necessário para abrir seu empreendimento!
Documentação
O processo para abrir uma empresa pode ser demorado devido a quantidade de documentos exigidos. Mas, tudo fica mais fácil e rápido se você começar a reunir os documentos bem antes de dar entrada na abertura da empresa.
Abaixo, listamos os principais documentos necessários para abrir uma empresa. Lembre-se, no entanto, que a documentação exigida pode variar de acordo com o tipo de empreendimento e localização do município onde a empresa será instalada.
– Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via
– Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto, em três vias (quatro vias, no caso de empresário)
– Cópia autenticada do documento de identidade do titular ou dos administradores
– FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via
– Pagamento de taxas por meio de Guia de Recolhimento (JC) e DARF(CNE).
Junta Comercial
Sua empresa só passará a existir oficialmente após a obtenção do registro legal. Para tirar o registro, é necessário que você vá até a Junta Comercial de seu município munido com os documentos pessoais de cada sócio e o Contrato Social.
Vale ressaltar que o Contrato Social é um dos documentos mais importantes para abrir uma empresa. Nesse documento devem constar o objetivo da empresa, o interesse das partes envolvidas, a descrição do aspecto societário e o modo de integralização das cotas.
CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, você irá receber o Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE). Com esse número em mãos é hora de formalizar a abertura de sua empresa por meio do CNPJ. O processo para a emissão do CNPJ é feito online através do site da Receita Federal, mas caso haja alguma dúvida, você pode contratar ajuda profissional para não ter erro nesta etapa tão importante.
Apesar de o processo ser online, é preciso que você envie a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCJP) e o Quadro de Sócios e Administradores (QSA) por Sedex ou entregue pessoalmente na Secretaria da Receita Federal. Após a solicitação, será emitido um número para que você consiga acompanhar o andamento do processo pelo site da Receita.
Caso tudo esteja correto, é só imprimir os documentos preenchidos, reconhecer firma e encaminhá-los a uma unidade cadastradora.
Alvará de funcionamento
Esta é a última etapa e a mais importante para abrir, oficialmente, as portas de sua empresa, pois mesmo que todos os outros documentos estejam em ordem, você não conseguirá abrir seu empreendimento se não tiver com o alvará em mãos.
Para conseguir o alvará, você deve comprovar junto à prefeitura que sua empresa atende a todas as condições para exercer aquela atividade em determinado local.
O cumprimento das etapas anteriores já garante que sua empresa comece a funcionar, mas para que ela esteja completamente formalizada ainda é preciso realizar o cadastro na Previdência Social e no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de preparar o aparato fiscal para emissão de notas.
Para facilitar o processo, é possível pedir ajuda profissional. Na região metropolitana de Florianópolis, os futuros empresários podem contar com o auxílio do Balcão do Empreendedor, um serviço gratuito oferecido pela AEMFLO e CDL-SJ que ajuda a esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de abertura de uma empresa.
Entre em contato com nossa equipe pelo telefone (48) 4009-5512 ou pelo e-mail empreender@aemflo-cdlsj.org.br. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!