Em Santa Catarina a legislação exige que as empresas armazenem as notas emitidas e recebidas por cinco anos mais o ano corrente. A multa pelo não cumprimento da lei acarreta um prejuízo de R$ 1.000 por arquivo perdido. E para atender a legislação e evitar problemas futuros, a AEMFLO e CDL-SJ oferecem aos seus associados o XML Empresarial.
A solução armazena as notas das empresas atendendo ao prazo estipulado pela legislação, de forma prática e com valor reduzido. Possui diferentes planos que se adequam ao volume de notas das empresas. A solução disponibiliza diversos tipos de consultas, agrupados por fornecedor ou cliente. Para utilizar o serviço, é preciso instalar um aplicativo que transfere sempre os arquivos XML do computador para a área de armazenamento do XML Empresarial.
O sistema possui a tecnologia cloud computing, que deixa os arquivos em servidores “na nuvem”, devidamente protegidos de acessos não autorizados. É compatível com softwares de gestão do mercado, facilitando a integração entre sistemas. Com permissão, os arquivos XML podem ser acessados pelo escritório contábil. Além disso, é possível acessar o banco de dados da Secretaria da Fazenda e buscar as notas emitidas contra a empresa pela Rastreabilidade XML. E como tudo é feito on-line com o XML Empresarial, não há necessidade de maiores investimentos em equipamentos para armazenar e organizar os arquivos.
O vice-presidente de Assistência e Serviços da AEMFLO, Zamir Pereira, destaca que a solução auxilia o empresário a se adequar às novas exigências com mais tranquilidade. “O sistema foi desenvolvido especialmente para atender a atual legislação e, além disso, funciona em um ambiente on-line, simples, prático e seguro.”, diz.
Mais informações sobre o XML Empresarial pelo telefone (48) 4009-5511 ou pelo e-mail sag@aemflo-cdlsj.org.br.