No primeiro trimestre deste ano, a AEMFLO e CDL-SJ iniciaram a pesquisa Sondagem Empresarial, com o objetivo de levantar dados relativos à situação econômica da Região Metropolitana de Florianópolis. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (17) pelo vice-presidente de Relações Institucionais e vice-presidente de Finanças da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Antonio Cardozo de Souza, que demonstrou o diagnóstico do setor industrial, comercial e de prestação de serviço ao público que participou do Encontro Empresarial.
A pesquisa tratou das perspectivas de crescimento econômico, das expectativas de associados frente ao negócio e da atuação das entidades junto ao interesse dos empresários da Região Metropolitana de Florianópolis. De acordo com o diagnóstico, 52% dos empresários entrevistados estão otimistas em relação à economia na Região Metropolitana da Grande Florianópolis e 36% planejam aumentar o quadro de funcionários.
Com essa pesquisa, alguns problemas foram identificados, sendo a falta de mão de obra qualificada um dos principais entraves para o desenvolvimento econômico da região, apontado por 69% dos entrevistados. O trabalho das entidades frente aos cerca de três mil associados também foi questionado e para 88% dos empresários, as ações e o trabalho da AEMFLO e CDL-SJ são satisfatórios. Quanto à satisfação dos associados em relação à Revista Empresarial, 81% dizem que atende a expectativa e que traz informações relevantes à classe empresarial.
Também foram pesquisados sobre a administração municipal, as dificuldades dos diferentes setores, a expectativa de preços ao consumidor, o comportamento dos consumidores, entre outros, que servirão para traçar um perfil da região e para tomada de ações futuras pelas entidades.