Acesso Rápido

Notícias

SC avança na educação, mas o crescimento é mínimo

22/08/2012

No início do mês, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgou os dados que mostram um "raio-X" da educação brasileira no ano de 2011.

Os índices classificam os Estados numa pontuação de zero a dez, que é uma combinação entre taxa de aprovação e desempenho de estudantes em avaliações de português e matemática. A avaliação é dividida em três categorias: anos iniciais (do 1º ao 5º ano do ensino básico e fundamental), anos finais (do ensino médio, do 6º ao 9º ano) e ensino médio (do 1º ano ao 3º ano).

Os resultados mostraram que, dos 27 Estados brasileiros avaliados nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nenhum teve nota acima de 5 pontos. Nas séries iniciais, ensino básico e fundamental, a nota máxima foi a do Estado de Minas Gerais, com 5,9 pontos, seguido por Santa Catarina com 5,8 pontos. A educação catarinense, mesmo evoluindo somente 0,2 % em dois anos, lidera o ranking nacional nos anos finais do ensino fundamental, com 4,9 pontos, e no ensino médio com 4,3 pontos. As metas para os próximos dez anos, estipuladas pelo MEC (Ministério da Educação), significa um avanço de 4,3 para 5,6 no ensino médio; de 4,9 para 6,2 nas séries finais do ensino fundamental e de 5,8 para 6,5 nas séries iniciais que englobam o ensino básico e início do fundamental.

A realidade do município de São José não é tão diferente da Estadual. Resultados do Ideb para a rede municipal mostraram que nas séries inicias, o município obteve 5,1 pontos, meio ponto abaixo da média Estadual; 4,3 pontos nas séries finais do ensino fundamental; 0,4 ponto abaixo da média Estadual. O secretário de Educação do município de São José, Domingos Bergamin, avalia a situação da educação municipal: "Acho a educação boa e temos projetos sendo implantados, com o objetivo de melhorar ainda mais o ensino".

O secretário ainda cita a construção de 12 CEIs (Centro de Educação Infantil) no município. No entanto, nove deles ainda estão em construção e sem previsão de término e três em processo licitatório.

Com informações Portal Ideb e Diário Catarinense

22/08/2012

Mais notícias