Acesso Rápido

Notícias

NEHPEC dá início aos trabalhos de 2008

17/01/2008

Empresas do núcleo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos se encontram na AEMFLO e CDL-SJ para discutir legislação ambiental e redução dos custos.

O Núcleo das Empresas de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (NEHPEC) fez, dia 16 de janeiro, na AEMFLO e CDL-SJ, a primeira reunião do ano. Na pauta, questões relacionadas à legislação ambiental, esclarecimentos sobre as mudanças nas regras do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o planejamento para 2008. O núcleo setorial de higene pessoal, perfumaria e cosméticos é formado por 15 empresas.
 
Sob a coordenação do consultor da AEMFLO e CDL-SJ, Fábio César de Moraes, a reunião focou a dificuldade dos empresários na obtenção das autorizações juntos aos órgãos controle ambiental. De acordo com o contabilista Mauro Roger Pinto, da Parceria Assessoria Contábil, hoje o processo de instalação de uma empresa do setor, além dos trâmites normais de qualqer empresa, passa por uma série de instâncias no âmbito municipal, estadual e federal (Fatma, Vigilância Sanitária, Ibama, Anvisa). Roger Pinto orientou os empresários quanto às exigências da legislação ambiental e sobre os procedimentos necessários para encaminhar os processos de licenciamento das empresas junto aos órgãos responsáveis.

Noutra frente, o empresário Gilson Santos, da Ariege Cosméticos, alertou para a necessidade da realização de testes de viabilidade de produtos antes do lançamento no mercado. Como forma de reduzir os custos das empresas com as simulações, a AEMFLO e CDL-SJ está organizando os nucleados para fazer dos testes em grupo.

A próxima reunião do NEHPEC está marcada para o dia 22 de fevereiro.
 
Assessoria de Imprensa da AEMFLO e CDL-SJ

17/01/2008

Mais notícias