A data mais esperada pelo comércio está chegando. O Natal é a época de reunir a família e agradecer pelas conquistas do ano que está chegando ao fim. E nada melhor do que um presente especial para homenagear os entes queridos. O comércio de São José já está preparado para a data e buscando trazer a magia do Natal para tornar este momento ainda mais encantado.
O empresário Eduardo José Machado conta que já notou um aumento no movimento e na procura por brinquedos nos últimos dias no Lojão da Duda. “Na semana passada o movimento foi bem intenso, agora que diminuiu um pouquinho. Mas na semana que vem deve aumentar ainda mais o fluxo de consumidores. As vendas de brinquedos devem crescer uns 15% agora no Natal”, relata. Segunde ele, o Natal é a melhor data para a loja, junto ao Dia das Mães e a Páscoa. Por isso, o empresário está investindo para aumentar as vendas. “Reforçamos o estoque e deixamos a vitrine com a cara do Natal”, revela.
A empresária Aline dos Santos está esperando um movimento maior em sua loja, a Aline Modas, para depois do dia 20, quando os consumidores recebem a segunda parcela do 13º. “Espero que o fluxo na loja aumente na semana que vem”, relata. Para Aline, o Natal é a melhor data do ano. “É a nossa colheita”, define. A empresária afirma que reforçou o estoque e decorou a vitrine, com uma linda árvore e outros elementos do Natal para atrair o público.
Expectativa de vendas
Os consumidores de São José e região devem ter um gasto médio de R$ 550,52 em presentes neste Natal, maior do que a média geral do Estado de R$ 446,43. Os dados são da pesquisa da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), que mostra ainda que os filhos (38/7%), pais (14%) e cônjuges (12,3%) serão as pessoas mais presenteadas.
Em média, serão 4,61 presentes por consumidor. A principal forma de pagamento dos consumidores de São José e região será à vista e em dinheiro (58%), seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (13,7%). Além disso, 79% garantiram que vão fazer pesquisa de preço para economizar. A qualidade (49%), o preço (33%) e o atendimento (10%) serão levados em conta pelo consumidor na hora das compras.
As roupas despontam novamente no ranking de produtos preferidos (39,1%), seguidas por brinquedos (25,2%) e eletrônicos (6,4%). Em relação ao local de compra, destacam-se o comércio de rua (65%) e os shoppings centers (19,7%).
O diretor de comércio e serviços da CDL São José, Roberto Carmes, afirma que mesmo com o desemprego aumentando e a situação econômica ainda desfavorável, os consumidores não vão deixar de presentear seus entes queridos. “O consumidor vai adaptar a sua renda, comprando itens com um valor mais baixo, como roupas e brinquedos, para não se endividar”, revela.
Dicas para alavancar as vendas
A AEMFLO e CDL São José prepararam um e-book com um conteúdo extremamente rico e importante para que seu negócio aproveite uma das melhores datas comerciais do calendário brasileiro.
Baixe agora! É grátis e vai ajudar a aumentar as suas vendas. Clique aqui e saiba mais.