Acesso Rápido

Notícias

Jovens do Projeto Pescar conhecem cases ambientais

22/09/2017

Antenados e engajados com o meio ambiente, os jovens do Projeto Pescar, depois de terem participado na terça-feira (19/8) do Fórum Lixo Zero, aproveitaram o dia seguinte para conhecer três empresas da região que trabalham com o gerenciamento de resíduos. Além de explorar os temas abordados em sala de aula pela voluntária Maria Helena Balthazar na disciplina de Sustentabilidade, os jovens absorveram todo conhecimento possível para os projetos que estão desenvolvendo em prol da sociedade.

 

A Weee.do foi uma das empresas que recebeu a visita dos jovens do Projeto Pescar. Sua especialidade é o gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos, como computadores, celulares, televisores, refrigeradores etc, assegurando sua destinação ambientalmente adequada, através de um modelo de negócio sustentável e responsável. A jovem Letícia Cassiano, de 18 anos, revela que o trabalho realizado pela Weee.do chamou muito sua atenção. “Eu não sabia que os eletrônicos podiam ser reaproveitados ou reciclados, sem agredir o meio ambiente. Foi muito interessante conhecer o trabalho desta empresa”, relata.

 

Outra empresa que recebeu a visita dos jovens foi a Almeida Ambiental. Seu foco está no encaminhamento correto de papéis para indústrias recicladoras deste material. Além do trabalho de compra e venda de papéis e plásticos recicláveis, a Almeida Ambiental faz a coleta de resíduos, oferece o serviço de destruição de materiais sigilosos, aluga equipamentos e atua como representante de empresas internacionais que trabalham com maquinário para a gestão de resíduos. Letícia também acompanhou de perto a visita nesta empresa. “Conhecemos como funciona a coleta de resíduos, os diversos tipos de papéis e plásticos, e como estes materiais podem ser reaproveitados. Também gostei bastante desta visita”, ressalta.

 

Os jovens ainda conheceram o trabalho da Brooks Ambiental. A empresa faz a coleta, triagem, transporte, tratamento e dá a destinação final aos materiais de forma sustentável, atendendo a legislação, buscando transformá-los em recursos e evitando sua disposição final em aterros sanitários. Entre os materiais que a empresa trabalha estão: tijolo, concreto, gesso, pilhas, baterias, restos de produtos químicos etc. O jovem Lianderson Costa, de 16 anos, conta que ficou impressionado com a estrutura da Brooks Ambiental. “Essa visita foi muito interessante. Vimos como acontece o processo de tratamento de efluentes em suas várias etapas. Isso é muito importante para o meio ambiente e para nossa saúde”, conclui.

 

22/09/2017

Mais notícias