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Há mais de uma década, duplicação da BR-101 é só promessa

31/01/2011

Ex-ministros dos transportes e ex-presidentes prometeram e não cumpriram a finalização das obras da BR-101 Sul. Agora, a promessa é da presidente Dilma Rousseff, que no ano passado, ainda quando concorria ao cargo presidencial, prometeu aos catarinenses que os 238,5 quilômetros entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, estarão prontos até 2014. No entanto, um relatório realizado pela diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e pelo responsável pela análise, o engenheiro Ricardo Saporiti, aponta impossibilidades dessa promessa se concretizar antes de 2015.

De acordo com os estudos, ainda falta construir 31% dos trechos previstos e a restauração de 40% das pistas antigas, a construção de 48% dos viadutos e passagens inferiores, 77% das passarelas de pedestres, além de 10% das pontes novas e 47% dos esforços e alargamentos de pontes antigas. Apesar da quantidade de obras que ainda faltam, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit) continua otimista para a conclusão da BR-101 Sul até 2013.

Para o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Tito Alfredo Schmitt é lamentável as conclusões feitas pela Fiesc. “Não posso acreditar que não será cumprido mais esse prazo para finalização das obras até 2013, mas a verdade é que o que vemos pela rodovia são trechos inacabados e as grandes construções que realmente não começaram. Ainda existem locais que nem foram licitados.Os gestores precisam de pulso firme para fazer o processo caminhar para frente. Não podemos esperar mais uma década para a duplicação ser levada a sério! A economia catarinense precisa da BR-101 duplicada”,declara o presidente.

Veja a tabela abaixo

TRECHO PALHOÇA- RS

UNIDADE

PROJETADAS

EXECUTADAS

%

REMANESCENTES

%

PASSARELAS

UND

62

14

22,6%

48

77,4%

VIADUTOS

UND

38

31

81,6%

7

18,4%

PASSAGENS INFERIORES

UND

53

37

69,8%

16

30,2%

PONTES NOVAS

UND

30

27

90,0%

3

10,0%

ALARGAMENTOS E REFORÇOS DE PONTES ANTIGAS

UND

21

11

52,4%

10

47,6%

SUBTRECHOS DUPLICADOS

KM

248,5

170,8

68,4%

77,7

31,6%

RESTAURAÇÃO DA PISTA ANTIGA

KM

248,5

147,0

59,2%

101,5

40,8%

Fonte: Fiesc

31/01/2011

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