Acesso Rápido

Notícias

Gripe H1N1: saiba como se prevenir da doença

13/04/2016

Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações. São sintomas: a febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor de garganta, fraqueza, congestão nasal, corisa, náuseas, vômito e diarreia. Elisane conta que a transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse e espirro. Se diagnosticada a gripe H1N1, procurar atendimento médico o mais rápido possível.

A enfermeira explica que, para se proteger da doença, uma das principais opções é a vacina. “Ao ser introduzida no organismo, ela estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos. São necessárias de duas a três semanas para os anticorpos induzidos possam ser produzidos”, relata. Segundo ela, há dois tipos de vacina contra gripe: a trivalente, que imuniza contra três tipos de vírus e a tetravalente, também chamada quadrivalente, que imuniza contra quatro tipos de vírus. “Ambas as vacinas protegem contra H1N1, que é um vírus Influenza do tipo A e vem causando o grande número de casos de gripe registrado atualmente”, ressalta.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações por conta da gripe.

Elisane elenca, ainda, outras dicas para se prevenir da gripe H1N1. “Evite contato muito próximo com pessoas já infectadas, lave sempre as mãos com água e sabão e tente não levar as mãos ao rosto, principalmente à boca. Utilize sempre álcool em gel para garantir que as mãos estejam sempre esterilizadas. Mantenha hábitos saudáveis: alimente-se bem, com cardápio recheado de frutas e verduras e beba muita água. Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros”, ressalta. A enfermeira indica, para quem achar necessário, utilizar uma máscara para se proteger de gotículas infectadas que possam estar no ar.

Para finalizar, ela sugere não frequentar locais fechados ou com muitas pessoas e verificar com um médico se há necessidade de tomar vacina.

Clínicas parceiras

A AEMFLO e CDL-SJ contam com a parceria do Laboratório Santa Luiza e SESI para descontos especiais às empresas associadas. A disponibilidade e valores das doses devem ser verificados diretamente com as mesmas:

Confira os parceiros:
Laboratório Santa Luzia
Telefone: (48) 3952-4200
*Para obter o desconto, apresentar no atendimento o Guia de Descontos ou Cartão CCM, com identificação da AEMFLO-CDL-SJ.

Endereços:
Matriz – Centro Florianópolis - Rua Dom Joaquim, nº 660
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta, das 9h às 20h
Sábado, das 8h às 12h30

Estreito - Florianópolis – Rua Manoel de Oliveira Ramos, nº 147 - Esq. Com rua General Eurico Gaspar Dutra.
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta, das 9h às 18h
Sábado, das 8h às 12h30

Sesi
Telefone: (48) 3381-9122

Empresas: entrar em contato com o Sesi e solicitar planilha para encaminhar relação de colaboradores. O pagamento deve ser acertado pela empresa diretamente com o Sesi.

Aplicação individual: o colaborador da empresa associada deve levar a “guia de desconto” com os logos da AEMFLO e CDL-SJ carimbada e assinada pelo responsável da empresa associada e documento de identificação com foto. O pagamento deve ser direto com o Sesi.  

* O Sesi não aplica vacinas em crianças menor de 9 anos.

* *Empresas associadas da AEMFLO e CDL-SJ do segmento da indústria terão valores diferenciados.

Mais informações no site vacinacao.sesisc.org.br ou pelo e-mail luiz.cardoso@sesisc.org.br.

13/04/2016

Mais notícias