Acesso Rápido

Notícias

Fórum Municipal Lixo Zero apresenta práticas sustentáveis para o desenvolvimento de São José

20/09/2017

O município de São José recebeu nesta terça-feira (19/9) a primeira edição do Fórum Municipal Lixo Zero. Promovido pela Câmara Socioambiental (CSA) da AEMFLO e CDL de São José e o Instituto Lixo Zero, o evento trouxe para o debate propostas da sociedade civil que têm chamado a atenção nacionalmente pelos resultados e eficiência no destino do lixo.

 

Foram apresentadas práticas nas áreas de tendências ambientais, educação ambiental, redução, reuso, reciclagem, compostagem, hortas comunitárias, ações comunitárias e políticas públicas.

 

A abertura foi feita pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, que destacou em sua fala a mudança de comportamento e escolha das pessoas ao darem um destino ao resíduo.  “Nosso comportamento com o lixo mostra o tipo de cidadão que somos. E, para mudar nossas atitudes precisamos conhecer e valorizar os bons exemplos na sociedade”, disse.

 

A presidente da AEMFLO e CDL de São José, Nadir Koerich, também participou do evento.  Em seu discurso, Nadir enfatizou a importância de repensar o sentido da palavra Lixo. “Hoje podemos dissociar os resíduos do lixo e, conforme o tipo, cada resíduo pode ser transformado, trazendo benefícios ambientais e econômicos, gerando emprego e renda para quem mais precisa”, ressaltou.

 

Debates

 

O primeiro painel do Fórum apresentou tendências sustentáveis da Almeida Ambiental, empresa que se dedica ao correto encaminhamento de papéis recicláveis às indústrias recicladoras de papel, em São José. A organização atualmente trabalha fortemente no Programa de Reciclagem Consciente para promover a sensibilização e educação ambiental dos consumidores. “Esse projeto visa o fortalecimento de parcerias na área de reaproveitamento de produtos recicláveis, otimizando o processo de coleta e garantindo o destino certo destes materiais”, complementou o diretor executivo, Márcio Almeida.

 

O debate também contou com a participação de Israel Rocha Borba, jovem embaixador envolvido com causas da Organização das Nações Unidas (ONU); e Anderson Espíndola, especialista em pedagogias da sustentabilidade e estratégias de governança em bens comuns.

 

Reciclagem e Sistemas

 

O segundo painel trouxe os cases de sucesso das empresas que trabalham com reciclagem de eletroeletrônicos, óleo de fritura e de papelão. O empresário Mark Rae, da Weee.do, mostrou as ações da empresa alinhadas com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os colaboradores da Weee.do desenvolveram uma estrutura de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para encaminhar o lixo eletrônico de forma segura e responsável. Atualmente, já são mais de 50 pontos espalhados no estado de Santa Catarina e a rede não para de crescer. A CSA também faz parte desse projeto.

Em seguida, o painelista João Cuencas, mais conhecido como João do Óleo, explicou como é feito o trabalho de coleta, transporte e destinação do resíduo de fritura no Estado.

 

Educação Ambiental

 

Neste debate, o painelista Sérgio Stahelin, diretor do Jardim Botânico de São José, detalhou as ações e estruturas que são oferecidas no ambiente. “O espaço está aberto aos alunos e professores que quiserem conhecer as espécies que lá temos. No ano passado, recebemos 1.711 visitas”, lembrou.

 

Em seguida, a coordenadora da CSA Rosana Majolo apresentou o Reciclar e Conscientizar do Núcleo, que busca conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos e a preservação do meio ambiente. O evento sempre acontece em um local de grande circulação de pessoas, com tendas espalhadas para a coleta de materiais para reciclagem. Rosana também deu mais detalhes sobre o PEV.

 

Logo após, a bióloga Maria Helena Balthazar falou do seu trabalho no Projeto Pescar, na qual a AEMFLO e CDL de São José mantêm uma unidade. Em 2011, ela aceitou o desafio de dar aula aos jovens sobre educação ambiental. “Aprendo muito enquanto transfiro meu conhecimento aos jovens”, destaca.

 

Em 2015, Maria parou para refletir: como a educação pode ajudar a evitar catástrofes? A partir de então, ela passou a incluir o homem e os limites que os envolvem em suas aulas. “A última aula foi sobre mudanças climáticas e o que estamos fazendo por isso. Somos aquilo que pensamos, por isso precisamos pensar em prevenir o meio ambiente, regenerá-lo”, conclui ela.

 

Os jovens do Pescar fizeram questão de acompanhar os painéis do período da manhã. “Achei os temas muito interessantes, tiramos várias lições sobre o meio ambiente. É muito bacana aprender sobre ecologia profunda”, conta David Michel Rodrigues, aluno do projeto.

 

No período da tarde, foram discutidos os temas Redução e Reuso do Lixo, com os painelistas Ed Andretti, do Instituto Trama Ético; Noely Frutuoso Barni, da Churrascaria Meu Cantinho; e Emilly Ruff e Mariahna de Campos, do APP Ecotroca.

 

Para fechar o evento, o último painel falou sobre a importância das Políticas Públicas na promoção do lixo zero.  O debate contou com a participação de Caê Martins, vereador de São José; Joel Nilton Parreira, da JJPereira Transportes; Rodrigo de Andrade, da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos de São José; e Fernanda Diniz Farias, da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

20/09/2017

Mais notícias