Conquistar clientes e novos negócios nunca foi tão importante como no cenário atual. A prospecção de clientes, quando bem estruturada, possibilita ampliação de mercado, geração de leads qualificados, fechamento de novos contratos e, consequentemente, geração de receitas futuras e aumento do faturamento.
Diante disso, perguntamos a você: Seu negócio possui uma estratégia eficaz de prospecção? Para atingir novos resultados sua equipe comercial precisa sair da zona de conforto e praticar novas atitudes. Elá está preparada?
Para te ajudar a construir este processo, listamos algumas dicas de prospecção de clientes que podem te auxiliar nas metas diárias. Confira!
1. Conheça seu mercado e seu cliente
Esse deve ser o seu primeiro passo. É impossível prospectar sem conhecer as adversidades e oportunidades do seu mercado de atuação, além dos hábitos de consumo e perfis dos seus consumidores. Confira sites e redes sociais dos seus prospects. Esteja atento às matérias e notícias que influenciam seu segmento. Estude, pesquise, faça anotações para agir com estratégia.
2. Ofereça soluções
Ao invés de abordar já oferecendo seu produto, entenda as necessidades dos seus clientes e descubra aquilo que eles querem resolver e, então, mostre como sua empresa pode solucionar isso. O segredo é mostrar o valor de seus produtos e serviços para resolução de problemas. Seu estudo e pesquisa do item 1 te fornecerão dados para essa etapa.
3. Use a tecnologia a seu favor
Este tópico é para você que ainda é da moda antiga, adepto aos controles manuais, muitos papeis e exagera no uso de planilhas eletrônicas. Está na hora de se atualizar, acompanhar as tendências de mercado e aproveitar os benefícios que a tecnologia e a revolução digital podem proporcionar.
Veja algumas ferramentas gratuitas que podem trazer muitos benefícios para a sua prospecção:
Nectar - Plataforma completa e gratuita de CRM. Se você ainda não conhece, o CRM é uma estratégia que possui um conjunto de ações para gestão de clientes, atração e análise. Pode te proporcionar maior lucratividade e previsão de vendas.
VoilaNorbert - Ferramenta que te ajudará a encontrar o e-mail de uma pessoa específica que trabalha na empresa que você deseja prospectar.
Get Prospect - Basta digitar seus critérios de pesquisa, que a ferramenta fornecerá uma lista de nomes com e-mails corporativos, cargo, URL do perfil do LinkedIn, nome da empresa, setor, site, etc.
CrystalKnows – Tem dificuldade para escrever os textos de e-mail e contatos com seus clientes? Esta ferramenta mostra a você a melhor maneira de se comunicar com qualquer colega de trabalho ou cliente com base em sua personalidade. Eles analisam os escritos do destinatário e, em seguida, fornecem sugestões e sugerem frases que combinam com seu estilo de comunicação.
Boomerang - Permite que você agende e-mails para serem enviados mais tarde, fornece lembretes de acompanhamento, informa quando os e-mails foram abertos, quais links foram clicados em seu e-mail e muito mais.
Abuse também das ferramentas de relacionamento e comunicação, como Redes Sociais, Blogs, Sites e Whatsapp. Pesquise o que há de novo no mercado e mantenha-se atualizado!
4. Estimule o relacionamento
Cative o consumidor até que ele efetivamente feche o contrato. Mande e-mails, coloque-se à disposição para atendimentos futuros, envie apresentações virtuais do produto ou serviço, comunique-se de tempos em tempos, perguntando se pode ajudar de alguma forma.
5. Pós-vendas
É muito importante que você mantenha o relacionamento com seu cliente após o fechamento do negócio. Mantenha contato para saber como foi a experiência dele com seu produto/serviço e se tem algo mais que você possa fazer para ajudá-lo. Esse relacionamento estimula a confiança e aumenta as chances de o cliente indicar seu negócio para amigos e parceiros.
Ao seguir estas dicas, acreditamos que você e sua equipe poderão conquistar melhores resultados financeiros e altos indicadores de desempenho, além de mais engajamento e produtividade para o trabalho.
E, lembre-se: oferecemos vários cursos on-line e ao vivo para aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas estratégias de prospecção e vendas.
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