Acesso Rápido

Notícias

Conheça os cases finalistas do Prêmio AEMFLO Inovação 2024

16/04/2024



INDÚSTRIA
        

Subcategoria 1: empresa com até 10 colaboradores

ÂNCORA ALFA
Case: Âncora Alfa: um jeito leve de segurar sua embarcação.

Resumo: A Âncora Alfa inovou o mercado náutico brasileiro com âncoras mais leves e eficientes, utilizando uma tecnologia revolucionária. Com menos peso e cinco pontos de freio, oferecem maior segurança e rapidez no cravamento. Este produto teve um grande impacto no mercado, com vendas expressivas e reconhecimento nas redes sociais pela sua capacidade de suportar cargas impressionantes.                                

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

TELEWORLD EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Case: Desenvolvimento e colocação no mercado da Plataforma Multifuncional Safety Gestão de Saúde para automatização do processo de permissões de trabalhos especiais (PTE), coleta e análise de dados de forma autônoma no que tange saúde e segurança do trabalho nas empresas.

Resumo: A Teleworld apresenta uma solução inovadora com o uso de inteligência artificial que busca otimizar a triagem de saúde e segurança no trabalho, reduzindo o tempo de liberação de funcionários e terceiros, permitindo aos médicos e engenheiros do trabalho realizar a avaliação no local, evitando deslocamentos e perdas de tempo. Dados como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos, IMC e IGC são analisados e gerenciados em nuvem para uma gestão eficiente.

CICLO COSMÉTICOS

Case: Transformando a indústria de cosméticos perfumados com matérias primas sustentáveis: um case de inovação da Ciclo.

Resumo:  A Ciclo inovou sua produção removendo ingredientes prejudiciais ao meio ambiente, investindo em uma linha de produtos mais ecológicos, revisando processos produtivos e ingredientes, além de adotar embalagens sustentáveis. Essa abordagem resultou em produtos livres de substâncias químicas nocivas, como BHT, triclosan, parabenos, silicone e ftalatos que valorizam o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

GRÁFICA ROCHA GRÁFICA E EDITORA

Case: Área técnica do cliente.   

Resumo:  A Gráfica Rocha desenvolveu uma área técnica online para clientes, oferecendo recursos essenciais para suas produções gráficas. Com acesso irrestrito, atrai visitantes de todo o Brasil, proporcionando manuais, tutoriais e modelos de produtos. Desenvolvida internamente, a área é constantemente atualizada para atender às necessidades dos clientes, também oferecendo funções administrativas, como cadastros e pesquisas, consolidando um ponto de contato centralizado. O serviço diferencia a empresa e fortalece seu relacionamento com os clientes.

Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores

C-PACK PACKAGING
Case: Luminous, a plataforma de ideias C-Pack.

Resumo: A empresa C-Pack, centralizava suas soluções inovadoras nos setores de criação e diretorias. Porém, reconhecendo o potencial de todos os colaboradores, lançaram o sistema de coleta de ideias "Luminous" para mais de 500 funcionários. A plataforma, gerenciada por um software específico, promove campanhas para melhorias nos produtos e processos da C-Pack, incentivando os colaboradores com recompensas por ideias aprovadas e implementadas. Este movimento fortalece o pilar da inovação, envolvendo toda a equipe na busca por soluções criativas.         

COTTONBABY

Case: Clube do Livro.       

Resumo: A área de Gente & Gestão do Grupo Cottonbaby promove encontros mensais, onde líderes e talentos discutem livros selecionados. Utilizando o método "cumbuca" para iniciar as discussões, os participantes compartilham impressões, conexões com a prática diária e conhecimentos adquiridos. Com participação híbrida, os encontros envolvem profissionais presencialmente e virtualmente.

OLSEN S.A.

Case: Olsen Integra: projeto de saúde integrada para colaboradores.

Resumo: O projeto Olsen Integra visa promover o bem-estar dos colaboradores, abordando três pilares principais: saúde física, emocional e financeira. Através de informações e atividades direcionadas, busca-se incentivar hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida, bem como promover a educação financeira. Reconhecendo a interconexão dessas dimensões, o projeto valoriza o equilíbrio e a harmonia para o bem-estar geral dos indivíduos.

SERVIÇOS 

Subcategoria 1: empresa com até 10 colaboradores

LUCRUMAX CONTABILIDADE E CONSULTORIA

Case: Os impactos positivos de uma startup contábil.

Resumo: A Lucrumax Contabilidade e Consultoria inovou sua abordagem no mercado contábil ao adotar uma mentalidade de startup. Essa mudança resultou em maior entrada de clientes e entregas mais eficazes, alinhadas com as necessidades do mercado.

ALBSERV SERVIÇOS

Case: Protocolo Albserv: limpeza e revitalização de vidros com foco na remoção de manchas.

Resumo: Percebendo uma dor recorrente de clientes com manchas em vidros, a empresa desenvolveu o "Protocolo Albserv" de limpeza e revitalização. Após testes e capacitações, o serviço utiliza produtos e técnicas exclusivas, alcançando 100% de satisfação dos clientes.

ESTÉTICA ARLETE

Case: Arlete consultoria estética personalizada on-line.

Resumo: O Centro de Estética Arlete é reconhecido por sua qualidade excepcional e atendimentos personalizados. Com o avanço da tecnologia, a clínica lançou uma consultoria online em 2023 para atender às demandas modernas. Agora, os clientes podem receber atendimento personalizado através de chamadas de vídeo, garantindo tratamentos eficazes e seguros de onde estiverem.                   

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

DIGEM DIAGNOSTICO POR IMAGEM
Case: Digitalização do processo de chegada de pacientes até retirada de exames de ressonância magnética e tomografia.

Resumo: O case mostra como a Digem aplicou a tecnologia para diminuir o tempo de atendimento dos pacientes, desde sua chegada até a liberação pelo técnico de radiologia, agilizanado o processo de retirada de exames presenciais, caso o paciente opte por essa modalidade.

PRONTA SERVIÇOS CONTÁBEIS

Case: Revolução Aprontar: transformando a cultura organizacional e impactando nos resultados.

Resumo: A Pronta Serviços Contábeis transformou sua abordagem e cultura organizacional. O mantra "Aprontar" tornou-se mais do que uma frase, sendo mais um chamado para a ação, prometendo inovação e excelência. Os colaboradores agora são chamados de "Aprontadores", sendo agentes da mudança e líderes de uma revolução positiva na empresa.     

CENTRO AUTOMOTIVO ESPERANÇA

Case: Revolucionando a experiência do cliente: um checklist inovador na oficina mecânica.
Resumo: A oficina mecânica introduziu um sistema de checklist inovador que melhorou a experiência do cliente, assegurando transparência e eficiência nos serviços. Cada etapa, desde a chegada até a entrega do veículo, é documentada por escrito, com fotos e vídeos compartilhados em tempo real. Isso resultou em menos atrasos, retrabalhos e maior satisfação do cliente, aumentando a percepção de valor dos serviços oferecidos.                     

Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores
GRUPO GT
Case: Estabelecendo um Centro de Treinamento Operacional inovador para realizar serviços de excelência em condomínios.

Resumo: O Grupo GT respondeu às preocupações dos clientes sobre a qualidade dos serviços em condomínios, estabelecendo o Centro de Treinamento Operacional. Esse centro visa capacitar continuamente os colaboradores terceirizados, elevando a excelência dos serviços. Com uma infraestrutura moderna e conteúdos personalizados, os colaboradores são treinados em condições simuladas de trabalho, garantindo alta qualidade e segurança.

LIDERANÇA SERVIÇOS

Case: Botão Mágico.

Resumo: O Grupo Liderança enfrentava desafios na organização e emissão de faturas devido à necessidade de reunir diversos documentos para cada contrato e colaborador. Assim surgiu o "Botão Mágico", um sistema que, com um único clique, automaticamente reúne toda a documentação necessária, considerando as especificidades de cada contrato e realizando buscas nos sistemas internos e externos da empresa.        

RG CONTADORES ASSOCIADOS         

Case: Inovação em ação: RG Contadores na transformação de processos contábeis.       

Resumo: A RG Contadores Associados investe constantemente em tecnologia e desenvolveu internamente um "HUB" para otimizar as rotinas dos departamentos. Essas ferramentas automatizam tarefas repetitivas, liberando tempo para análise e atendimento personalizado ao cliente por parte dos colaboradores e líderes.

TECNOLOGIA

Subcategoria 1: empresa até 10 colaboradores

AI INFINITY CONSULTORIA LTDA
Case: Como utilizar a Inteligência Artificial para potencializar seu processo comercial.

Resumo: Nosso projeto vinha enfrentando desafios técnicos e de eficiência. Implementamos um sistema de inteligência artificial que automatizou desde a captação de leads até o agendamento de reuniões, liberando os vendedores para focarem em fechar vendas e revolucionando as vendas de uma empresa israelense de produtos odontológicos.

CATA COMPANY

Case: Primeiro Self Checkout compacto e completo do mercado.

Resumo: Este case destaca a importância de ouvir os clientes para inovar. Ao identificar as necessidades do público-alvo, a empresa reinventou o Self Checkout, lançando uma versão inédita no Brasil. Isso resultou em um crescimento significativo na base de clientes, com resultados financeiros expressivos, cumprindo a missão da empresa de ajudar o varejo na transformação digital.

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

DELTACON INFORMÁTICA
Case: Evolução Contínua: a jornada da Deltacon rumo à inovação em ERP.

Resumo: A Deltacon propôs inovações disruptivas: um gerador de QR Code para pagamentos via PIX e boleto; um sistema logístico que reduz o uso de papel e equipes; integrações por API para conectar sistemas de terceiros no ERP Corebusiness; um Workflow que personaliza processos de ER; e uma Venda Mobile que capacita vendedores externos com ferramentas de gerenciamento de vendas em campo.

PLATHANUS

Case: BeeWell: como esta IA (Inteligência Artificial) revolucionou a saúde mental na Plathanus.

Resumo: Durante a pandemia, a Plathanus focou no bem-estar da equipe, notando mudanças na comunicação que levaram à identificação de sinais de depressão e ansiedade, desenvolvendo então a BeeWell, uma solução de inteligência artificial integrada ao Discord, para monitorar ativamente o estado emocional dos colaboradores. Esse sistema fornece dados valiosos para que os gestores possam promover ações de bem-estar e saúde mental na equipe.

AETHOS SISTEMAS

Case: Loja virtual B2B

Resumo: A Loja Virtual B2B é uma plataforma que facilita vendas entre empresas. O exemplo apresentado demonstra a concentração no uso da plataforma, onde os clientes podem fazer pedidos diretamente do site, que são integrados ao ERP da empresa, eliminando retrabalho e simplificando o processo de compras no atacado, varejo, fornecimento de matérias-primas, dentre outros.

Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores

KHRONOS SEGURANÇA PRIVADA

Case: Khronos IoT - Inovação e tecnologia no serviço de monitoramento de dispositivos, automatização de processos, aumento de produtividade e redução de custos, fazendo medições em tempo real para uma vida livre.

Resumo: O Grupo Khronos Soluções em Segurança adota tecnologias como Internet das Coisas (IoT) para oferecer serviços inovadores, que possibilita o monitoramento e gestão em tempo real de diversos aspectos de segurança em condomínios. A integração de dispositivos conectados à internet em uma infraestrutura urbana visa melhorar a eficiência operacional e proporcionar serviços mais inteligentes aos cidadãos, como monitoramento de tráfego, eficiência energética, gestão de resíduos, qualidade do ar, segurança pública e serviços públicos conectados.

EDUCAÇÃO

Subcategoria 1: empresa com até 10 colaboradores

ARC SPORTS
Case: integrando educação e esporte para uma experiência escolar inovadora.

Resumo: A ARC Sports busca integrar atividades esportivas extracurriculares à proposta pedagógica das escolas. Além de medir o progresso técnico, a avaliação por meio de indicadores reduz a distância cognitiva no desenvolvimento das crianças, oferecendo uma compreensão mais clara do progresso individual e identificando áreas de melhoria, fortalecendo os valores de responsabilidade e compromisso e estabelecendo uma parceria sólida com as escolas.                                                     

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

ESCOLA NOVA GERAÇÃO
Case: Interação das famílias nos projetos pedagógicos nas redes sociais.

Resumo: Com o intuito de trazer as famílias para as propostas pedagógicas da escola, buscamos às redes sociais como apoio, apresentando semanalmente o registro de atividades realizadas na escola através de "Reels" e postagens no Feed. Os Reels são uma forma de entreter e engajar nosso público com conteúdo visualmente atraente e divertido.        

COLÉGIO ALPHA
Case: Guia de Sobrevivência.

Resumo: O Guia de Sobrevivência do Colégio Alpha surgiu para preparar os estudantes não apenas para os vestibulares, mas também para desafios práticos da vida adulta. Dividido em módulos, aborda desde habilidades para o mercado de trabalho até noções de culinária e primeiros socorros. Essa iniciativa busca promover a autonomia e tranquilidade dos jovens, preparando-os para diversas situações futuras.                           

CENTRO EDUCACIONAL INTERAGINDO SABERES
Case: Empreendedorismo e educação financeira: transformando quitutes em realização de sonhos.

Resumo: Os alunos do 5º ano fizeram uma jornada de aprendizado empreendedor, abrindo uma empresa de venda de quitutes para arrecadar fundos para o passeio de formatura. Com o apoio da comunidade escolar, o projeto envolveu desde a escolha do ramo alimentício até a gestão financeira e organização das vendas, proporcionando uma experiência prática em empreendedorismo e educação financeira.                                                                                                                             
Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores

CRECHE E ORFANATO VINDE A MIM AS CRIANCINHAS
Case: Iniciação tecnológica e programação para crianças.

Resumo: O projeto de Iniciação Tecnológica e Programação para Crianças oferece cursos especializados de acordo com faixas etárias, ministrados por uma empresa especializada, utilizando um laboratório tecnológico equipado com kits de robótica e impressora 3D.

COLÉGIO CRIATIVO
Case: Bullying tá fora de moda!           

Resumo: O Colégio Criativo enfrentou o problema do bullying em escolas com uma campanha pioneira, reconhecendo a importância de debater abertamente essa questão, criando um ambiente escolar seguro, promovendo discussões e ações para combater o bullying em suas diversas formas, desde agressões físicas até o cyberbullying, e promovendo a segurança e a cultura da paz na comunidade escolar.   

COMÉRCIO

Subcategoria 1: empresa com até 10 colaboradores
ISA CONFECCÇÕES E ACESSÓRIOS
Case: Live do Sucesso.    

Resumo: Ao enfrentar queda nas vendas, a empresa apostou em lives para liquidar estoques, iniciativa que se tornou um sucesso. As transmissões se tornaram encontros regulares, promovendo não apenas vendas, mas também mensagens positivas e interações entre clientes. Em 2023, o faturamento aumentou significativamente, a empresa expandiu suas entregas e o número de colaboradores cresceu, impulsionando o desejo da proprietária de continuar inovando e transformando a experiência dos clientes.

CANTINHO DA FAMA
Case: Concurso entre amigos.

Resumo: Para aumentar o movimento aos domingos e impulsionar o faturamento, a empresa criou um concurso de cantores amadores para clientes. A iniciativa foi bem recebida, gerando participação ativa e criando um ambiente familiar e divertido. Os domingos, antes pouco movimentados, se tornaram animados e atrativos, trazendo novos clientes e aumentando o faturamento da empresa.       

MILÃO ACABAMENTOS
Case: Marketing conectado com público-alvo.

Resumo: A Milão Acabamentos direcionou seu marketing para arquitetos, promovendo eventos, sorteios e criando um podcast focado em arquitetura e design. A estratégia visa fortalecer o relacionamento com esse público-alvo, acreditando que compartilhar conhecimento e experiências é crucial em um mercado competitivo.

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

MEU COPO ECO
Case: Meu Copo Eco inovando com tecnologia para um mundo mais sustentável.

Resumo: Este projeto de Inovação com tecnologia ocorre em prol da sustentabilidade. É uma plataforma de personalização online para tornar acessível o Copo Eco® reutilizável para qualquer pessoa, mesmo sem saber nada de design.

DESLIZE
Case: Inteligência Artificial no mundo da moda.    

Resumo: A Deslize adotou com sucesso a Inteligência Artificial (IA) para criar imagens em suas campanhas de moda, reduzindo custos e tempo. Essa inovação permitiu uma adaptação mais flexível no lançamento de coleções, resultando em maior engajamento nas redes sociais e um aumento significativo no faturamento e novos cadastros de clientes.       

MEGA JET
Case: Reestruturação da matriz do grupo Mega Jet.

Resumo: Reforma total da loja e oficina ao padrão mundial da montadora BRP com o intuito de melhorar a imagem, logística e atendimento aos clientes.               

Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores
ENERGILUZ
Case: Feira da Solução: conexões que geram negócios

Resumo: A Feira da Solução, criada pela Energiluz, teve como objetivo promover conhecimento técnico sobre seus produtos e impulsionar novos negócios. O evento fortaleceu a marca, gerou conexões e aumentou a demanda em até 14% em alguns produtos apresentados, demonstrando sucesso na estratégia de marketing e vendas.

ESCRITOLÂNDIA
Case: Além das linhas.

Resumo: A Escritolândia buscou aprimorar sua gestão interna com uma transformação digital usando o software Gabster. Essa mudança resultou na sincronização entre projetistas e produção, reduzindo desperdício e acelerando o tempo de produção.      

GERAÇÃO HYUNDAI
Case: Carreata Mágica.

Resumo: Para marcar a inauguração da nova loja Geração Hyundai, o grupo decidiu criar um evento inovador: a Carreata Mágica. Combinando o espírito do Natal e a empolgação da nova abertura, a carreata festiva percorreu as ruas, gerando entusiasmo e destacando a presença da empresa na comunidade.

16/04/2024

Mais notícias