A honraria é concedida às pessoas que não nasceram na cidade e que, reconhecidamente, prestam serviços relevantes ou atitudes exemplares a São José. Tito, como é conhecido, é natural de Porto União, passou a infância em São Pedro de Alcântara e cursou Administração de Empresas na Universidade São Marcos, em São Paulo, cidade onde permaneceu por 12 anos e onde começou sua vida profissional na Volkswagem do Brasil. Retornando para Florianópolis, especializou-se em Gestão Empresarial na UFSC e em seguida começou a empreender no ramo de construção civil.

O presidente das entidades, Tito Alfredo Schmitt, recebeu a homenagem devido aos serviços prestados ao município de São José. Schmitt foi indicado a receber o prêmio pela vereadora Méri Hang
Com empresas em Santo André (SP) e São José (SC), a empresa “Pirâmide Artefatos de Cimento Comércio e Indústria”, participou de projetos e execução de mais de mil unidades habitacionais na Região Metropolitana de Florianópolis e em vários municípios catarinenses, além da prestação de serviços na área de Engenharia Civil. Com participação também no setor metal-mecânico, criando a Pirâmide Máquinas, Tito lançou no mercado as prensas hidráulicas automáticas para fabricação de blocos de concreto, pisos, dentre outros.
Atualmente, Tito Alfredo Schmitt é presidente de uma das maiores e mais atuantes associações empresariais do Estado, a AEMFLO e CDL-SJ.