
Segundo o levantamento, os o consumidores não estão optando pelos smartphones mais baratos e estão priorizando um produto que agrega várias funções em único aparelho e funciona como um computador de bolso. Além disso, a pesquisa revela a alta das vendas se deve ainda pela telefonia do país estar migrando para a tecnologia 4G, na qual muitas operadoras disponibilizam ofertas atraentes para os produtos.
O diretor de Tecnologia da Informação e Inovação da AEMFLO, empresário Lúcio Flávio da Cruz, também credita a febre dos smartphones à praticidade. “Ele contempla diversas funções, não só atreladas ao lazer, mas também que ajuda no trabalho, como acessar um site e o e-mail”, diz. O diretor acredita que tendência é que as vendas cresçam ainda mais. “Não só os smartphones, mas tudo que é portátil. Já percebemos que as vendas de CPUs e até notbooks baixaram”, afirma.
O empresário enxerga ainda novos hábitos adquiridos pelos consumidores com o uso constante dos smartphones. As redes sociais, por exemplo, acessadas pelos smartphones, tornou-se um canal de comunicação para elogios, críticas e sugestões de clientes. “Além disso, as empresas têm criado aplicativos para aprimorar a comunicação com os clientes”, diz. Para que os negócios se adaptem a essa tendência, o diretor sugere que os empreendedores adquiriram conhecimento em mídias digitais e apliquem o que for mais interessante para suas empresas.