
Grupo de trabalho define medidas imediatas para melhorar segurança e mobilidade no trecho que atende o Distrito Industrial de São José
O grupo de trabalho da SC-281 definiu, na manhã desta terça-feira (14), novas ações emergenciais para melhorar a mobilidade e a segurança no principal corredor de acesso ao Distrito Industrial de São José. A reunião, realizada na sede da empresa Alexandre Turismo, reuniu representantes da Prefeitura de São José, Governo do Estado, AEMFLO e empresários locais.
Entre as deliberações, ficou acertada a implantação de uma nova sinalização viária e intervenções na Rua Walter José Corrêa com a SC-281, no bairro Sertão do Maruim — via de intenso tráfego de caminhões e ônibus que atendem empresas instaladas na região. Além disso, será firmado um convênio de cooperação técnica entre o Município e o Estado para a execução de serviços de tapa-buracos e recuperação asfáltica, utilizando contratos já vigentes da Prefeitura, com ressarcimento dos custos pelo Estado.
O vice-prefeito e secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Michel Schlemper, explicou que as medidas têm caráter emergencial e visam respostas rápidas às demandas do setor produtivo. “Essa é uma ação conjunta para garantir agilidade e segurança. A nova sinalização e as melhorias no pavimento vão facilitar a circulação de veículos pesados, reduzir o tempo de deslocamento e melhorar o trânsito de quem depende diariamente da SC-281”.
Também foi discutida a elaboração de projetos executivos que contemplam quatro rótulas estratégicas e a duplicação de 900 metros da rodovia, conectando a SC-281 ao Contorno Viário — um dos pontos de maior congestionamento. A expectativa é de que os serviços emergenciais, como fresagem, tapa-buracos e implantação de nova sinalização, comecem nas próximas semanas. “O Governo do Estado já está mapeando os trechos mais críticos. A previsão é que em até 40 dias possamos iniciar as obras paliativas de recuperação e sinalização”, complementou Schlemper.
Na reunião foi destacado que no acesso a Rua Walter José Corrêa passam diariamente mais de 500 ônibus e 200 carretas/caminhões das empresas localizadas no trecho. Eles pedem que esses veículos possam acessar a SC 281 virando à esquerda, sem a necessidade de irem até ao trevo de Forquilhinha. Ao mesmo tempo, foi solicitado que eles possam acessar a Rua, sem a necessidade de irem até o contorno.
Obra necessária

O presidente da AEMFLO e CDL-São José, Gilberto Rech, destacou a urgência da medida. “Na verdade, é uma necessidade que o empresário tem para acessar a esquerda aqui na SC-281, com acesso à alça do Contorno. Hoje isso é proibido, e nós temos uma negociação com o Governo do Estado, mais voltada para o poder municipal, para executar as quatro rótulas que estão em discussão. Mas isso pode levar de quatro a oito meses para sair, e o empresário não pode esperar todo esse tempo. É preciso um paliativo imediato que garanta esse acesso”.
Gilberto lembrou que o local concentra empresas de grande porte, com intenso fluxo de veículos pesados. “Aqui é o Distrito Industrial, no Sertão de Maruim. Só a Alexandro Turismo, por exemplo, tem cerca de 550 saídas e 550 retornos diários de ônibus. Ainda há a C-Pack, a Intelbras e outras empresas que movimentam centenas de caminhões todos os dias. O impacto é enorme”, pontuou o presidente.
Participaram do encontro os empresários Nelson Silveira (Cottonbaby), José Marciel Neis (Alexandre Turismo) e Cleverson Marcelino Serafim (C-Pack), além de representantes do Deinfra, da Prefeitura de São José e de empresas do Distrito Industrial.
Com foto e texto da Secretaria de Comunicação da PMSJ.*