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Segmentação de clientes é um grande auxílio nos negócios

A informação e o conhecimento são a base para se atingir excelência de resultados nos dias de hoje. Para auxiliar na segmentação de clientes, as principais variáveis são:

Geográfica – região, cidade, bairro em que o cliente reside, características de consumo, é zona rural ou urbana e outras informações que sejam pertinentes ao negócio;

Demográfica – idade, sexo, tamanho e renda da família, grau de instrução, ocupação, nacionalidade, entre outros;

Psicográfica – são questões de estilo de vida, cultura, valores, personalidade, ou seja, impactos sociais;

Comportamental – relacionado ao comportamento de consumo, interesse, prontidão para compra, utilização versus fidelidade ao produto ou ponto de venda.

O objetivo de qualquer segmentação é poder separar os similares para tratá-los de forma específica e dirigida, buscando a maior satisfação. Dessa forma, a segmentação de clientes é importante para que se possa definir o posicionamento dos grupos em questão e, por meio de estratégias e táticas, trabalhar mais efetivamente junto aos clientes.

Uma vez identificados os segmentos e seu posicionamento, o processo torna-se ato contínuo a partir da implantação das atividades traçadas, assim como a avaliação posterior. As estratégias definidas para cada segmento de cliente precisam ser muito claras e alinhadas com suas necessidades e a aplicação das táticas de atuação devem buscar atratividade quanto ao perfil e comportamento do consumidor inserido em determinado segmento.

Portanto, a segmentação de cliente não é um fim por si só, mas sim o meio pelo qual devemos entender profundamente as necessidades de seus clientes e através disto oferecer ao mesmo as melhores alternativas de produto ou serviço. Por fim, a segmentação é uma excelente forma de dirigir e otimizar recursos, buscando assertividade.

Fonte: Portal Administradores

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