O primeiro a subir na tribuna foi o vice-prefeito Telmo Vieira. O tema focado por Vieira foi a educação municipal e a história do sistema educacional. Ele citou a criação da USJ, a importância para a região e também apontou os fatos que atribuem ao rompimento com o prefeito de São José, Djalma Berger, evidenciando o descaso com a educação na atual gestão.“Um município que é uma das cinco maiores economias do Estado simplesmente abandona os professores e esquece a educação. Isso me entristece”. E destacou a baixa remuneração dos magistrados, a falta de investimento em capacitação e o não cumprimento de benefícios prometidos aos professores.

Com um público de 300 pessoas aproximadamente o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Tito Alfredo Schmitt, falou sobre educação, emprego e cidadania
O presidente das entidades, Tito Alfredo Schmitt, destacou que a educação é a peça chave para o desenvolvimento econômico do Brasil. O papel das empresas na capacitação da mão de obra, a importância do estágio paralelo à faculdade, a participação dos jovens no cenário político atual e os desafios das empresas frente ao cenário nacional foram abordados.
Schmitt também enfatizou a importância da sociedade civil organizada para operar mudanças no país. Ações como o Projeto Pescar, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho e é apoiado pela AEMFLO e CDL-SJ e associados; e o Curso de Formação de Líderes idealizado e promovido pelas entidades, que tem o objetivo de formar lideranças políticas capazes de exercer suas funções, foram relembrados como ações a serem tomadas pelas empresas do cenário nacional.

Schmitt e Vieira responderam perguntas dos ouvintes e realizaram um debate sobre a atual situação do município de São José
Para o presidente das entidades, o evento foi um sucesso e destaca a importância da troca de ideias e do debate para a sociedade. “A aproximação da AEMFLO e da CDL-SJ com as universidades e, nesse caso, com a Faculdade Estácio de Sá é muito positiva. Nós que representamos a classe civil organizada temos muita coisa a oferecer. Eventos como esse, que colocam em evidência o município de São José, é muito importante para a sociedade e da um destaque igual a um importante município da Região Metropolitana. Percebemos que os jovens saíram satisfeitos do debate. Com a troca de conhecimento todos ganharam’’, analisa.