Regulamentação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas (Pronampe)

A Receita Federal iniciou envio de comunicado às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com a informação do valor da receita bruta, com base nas declarações desses contribuintes ao fisco, para viabilizar a análise à linha de crédito do Pronampe, junto às instituições financeiras.

Nesta primeira etapa iniciada em 9 de junho, as ME e EPP optantes pelo Simples Nacional receberão o comunicado via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN). 

Numa segunda etapa, o comunicado será enviado via Caixa postal localizada no e-CAC às ME e EPP não incluídas no Simples Nacional.

Quadro resumido das etapas de implementação do Pronampe 

 

Terão direito ao programa as empresas com data de abertura até 31/dezembro/2019. Somente receberão os comunicados as ME e as EPP que declararam, respectivamente, suas receitas nas respectivas declarações da tabela acima (Origem das informações enviadas pela RFB).

Caso exista divergência na informação da receita bruta ou não tenha ocorrido a entrega da respectiva declaração, a retificação ou inclusão da informação de receita bruta deverá ser realizada por meio da respectiva declaração.

O detalhamento da medida está na Portaria RFB nº 978 de 8 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União no dia 9 de junho.

O Pronampe, que poderá ser acessado por um total de aproximadamente 4,58 milhões de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (cerca de 3.8 milhões do Simples e cerca de 78o mil de fora do Simples), prevê como regra geral, que a linha de crédito corresponderá a no máximo 30% (trinta por cento) da receita bruta anual, calculada com base no exercício de 2019.

No caso das empresas que tenham menos de 1 (um) ano de atividade, a linha de crédito concedida corresponderá ao maior valor apurado, desde o início das suas atividades, entre:

· 50% (cinquenta por cento) do seu capital social; ou

· 30% (trinta por cento) da média de seu faturamento mensal.

Os recursos recebidos no âmbito do Pronampe servirão ao financiamento da atividade empresarial nas suas diversas dimensões e poderão ser utilizados para investimentos e para capital de giro, vedada a sua destinação para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.

A medida não será aplicada às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte que iniciaram as suas atividades em 2020, conforme estabeleceu a Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, que instituiu o programa.

A Receita Federal está trabalhando para facilitar a adesão das Micro e Pequenas Empresas ao Pronampe, tornando mais fácil para as empresas interessadas comprovarem a sua receita declarada, entretanto, a concessão depende da instituição financeira participante do programa.

Para mais informações sobre o Pronampe. consulte o Portal do Empreendedor e o Portal do Simples Nacional.

ACESSE AQUI, o "Perguntas e Respostas" sobre o Pronampe, produzido pela Receita Federal. 

Com informações da Receita Federal.

Compartilhe

Notícias relacionadas

premio aemflo

Confira os finalistas do 3º Prêmio AEMFLO Inovação

Foi divulgado na tarde sexta-feira os finalistas por subcategoria do 3º Prêmio AEMFLO Inovação. O evento premia as empresas mais inovadoras dentro de suas categorias. Confira: ComércioSubcategoria até 30 colaboradoresBIG PAN 24 HORASIsa ConfecçõesJJ Suplementos Subcategoria de 31 a 100 colaboradoresMADEIREIRA UNIÃOESCRITOLÂNDIA Subcategoria acima de 101 colaboradoresBISTEK SUPERMERCADOSGRUPO GERAÇÃOENERGILUZ IndústriaSubcategoria até 30 colaboradoresUSIFOODAUTOMATISACORMORAN Subcategoria de […]

São José recebe ação inédita de capacitação em inteligência artificial para pequenos negócios

No próximo dia 30 de abril, São José receberá a primeira edição da imersão Inteligência Artificial para Pequenos Negócios, iniciativa inédita voltada à capacitação prática de micro e pequenos empreendedores. O evento acontecerá das 9h às 18h, na sede da AEMFLO e CDL-SJ, reunindo empresários da Grande Florianópolis em um dia inteiro de conteúdos voltados […]

Presidente da AEMFLO e CDL-SJ participa de encontro nacional da CACB na Bahia

O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Gilberto João Rech, esteve presente no Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O evento ocorreu nesta segunda-feira (31), na Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador. Com o tema “Mais de Dois Séculos de Cooperação e Desenvolvimento”, […]

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    © 2025 - AEMFLO E CDL-SJ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO E OTIMIZADO POR WEBi