Os consumidores também vão desembolsar mais na hora de comprar os presentes de Natal, especialmente se as compras forem produtos eletrônicos. De acordo com o IBPT, os tributos chegam a 72,18% no valor do videogame, 44,94% no televisor, 44,75% na máquina fotográfica, 39,12% no Tablet e 33,08% no preço do celular.
Os itens importados estão no topo da lista das maiores cargas tributárias. Se o consumidor comprar um tênis importado, pagará 58,59% de tributo, sendo que a versão nacional tem carga de 44%. No caso da maquiagem, os tributos chegam a 69,04% no item importado e 51,04% se for nacional.
O proprietário da empresa Stecanela Materiais Elétricos, Fábio Meira Stecanela, considera a carga tributária brasileira um absurdo. “Diversos fatores dificultam a permanência das empresas no mercado, como o preço dos produtos, que é alto e inconstante. O Brasil precisa de uma reforma tributária, nosso sistema é burocrático demais. Somente com a reforma as empresas crescerão mais e de forma rápida”, relata.
Confira a carga tributária dos produtos típicos de Natal:
.jpg)
Fonte: IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação)