São José foi colonizado em 26 de outubro de 1750, por 182 casais açorianos originários das ilhas, Graciosa, São Miguel e São Jorge, além de receber em 1829, o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.
O rápido desenvolvimento aliado ao aumento populacional e poder econômico, permitiram que em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município). Em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, foi elevada à cidade.
Segundo os dados do IBGE a população de São José é atualmente de cerca de 200 mil habitantes e 130 mil eleitores, o que a destaca como o quarto colégio eleitoral do Estado e uma das cidades mais crescem em Santa Catarina.

A base de sustentação da economia está fundamentada no comércio, indústria, prestação de serviços, pesca artesanal, maricultura e produção de cerâmica utilitária. Possui mais de 1,5 mil indústrias, 6,5 mil estabelecimentos comerciais, 5 mil empresas prestadoras de serviços e 6 mil autônomos.
São José apresenta ainda potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, reunindo casarios de origem luso-açoriano em construções dos séculos XVIII, XIX e XX com destaque para o Centro Histórico, que inclui o Teatro Adolpho Mello, Biblioteca Municipal, Museu Histórico, Casa da Cultura, Largo da Carioca e Igreja Matriz.
Fonte: PMSJ