
Uma pesquisa recente da First Insight, empresa que estuda o comportamento do cliente, tenta responder à pergunta que vale bilhões: qual será o comportamento do cliente assim que a covid-19, estiver sob controle? O estudo foi feito na Europa, mas pode sinalizar alguns caminhos. Um deles diz respeito ao cuidado com a saúde e a relação com os epaços de compra. A maioria dos entrevistados admite estar mais segura em redes de supermercados (54%) e drogarias (50%).
Grandes varejistas aparecem em terceiro lugar (45%) e pequenas lojas locais, em quarto (43%). Os shoppings centers são apontados como os espaços menos seguros para fazer compras (33%).
A pesquisa dá outras dicas para os lojistas: 80% dos entrevistados preferem usar as suas próprias máscaras faciais e luvas (70%) em vez das fornecidas por lojistas. Mais: 80% dos consultados admitem que o novo coronavírus afetou significativamente as suas decisões de compra. Como será agora? A resposta a essa pergunta não tem preço.
BB isenta empresas para pagamento de contas no cartão de crédito
O Banco do Brasil lança mais uma medida de auxílio a empresas de todo porte, em meio ao enfrentamento da Covid-19. A partir de agora, as empresas ficam isentas da tarifa do pagamento de contas realizado na função crédito dos cartões Ourocard.
A isenção, válida até 31 de julho, pode representar uma economia relevante para as instituições, uma vez que algumas delas realizam, mensalmente, um grande volume de pagamentos de contas por meio dos cartões. Cerca de 195 mil empresas são público alvo para realizar as transações via cartão. Além disso, o governo já havia zerado a cobrança do IOF por 90 dias, no início deste mês, o que reduz ainda mais o custo da operação.
O diretor de meios de pagamento do BB, Edson Costa, considera que o pagamento de contas no cartão dá mais fôlego aos clientes. “Os documentos são quitados no dia do pagamento da conta e as empresas ganham até 40 dias para pagar a fatura ou podem parcelar o pagamento em até 24 vezes, a medida traz mais flexibilidade ao planejamento financeiro e auxilia na gestão do fluxo de caixa”, explica.
Hábitos de consumo no mundo
Pesquisa da Accenture mostra que a pandemia do coronavírus deve alterar para sempre o comportamento do consumidor e causar mudanças estruturais duradouras nos setores de bens de consumo e varejo. O estudo, realizado com mais de três mil consumidores em 15 países, constatou que os consumidores já começaram a mudar suas prioridades de compra.
De modo geral, os entrevistados disseram estar consumindo menos itens de moda e beleza e considerando mais seriamente os impactos ambientais em suas decisões de compras. Alguns números:
60% estão dedicando mais tempo ao autocuidado e bem-estar mental;
64% disseram que estão mais atentos a reduzir o desperdício de alimentos e que devem manter isso daqui para frente;
50% disseram que estão comprando mais preocupados com sua saúde e que provavelmente continuarão a fazê-lo;
45% afirmam que estão fazendo escolhas mais sustentáveis em suas compras e que devem adotar esse comportamento de agora em diante.
As empresas mais lembradas
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights revelou quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros durante a pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Abaixo, o ranking das dez mais citadas:
1. Ambev (12%)
2. Magazine Luiza (9%)
3. Itau (6%)
4. Ype (5%)
5. Lojas Americanas (4%)
6. Natura (4%)
7. Santander (4%)
8. Carrefour (3%)
9. Boticário (3%)
10. Ifood (3%)
Além disso, a pesquisa revelou que 52% dos entrevistados afirmaram estar comprando mais de mercados locais, impulsionando o comércio de seus bairros em meio à pandemia do COVID-19.
Estudo aponta os supermercados mais buscados na quarentena
Desde o início do isolamento social, em março, a população brasileira vem buscando mais supermercados online. É o que aponta um estudo realizado pela SEMrush , especializada em marketing digital. De acordo com os dados levantados pela plataforma, as buscas por Pão de Açúcar cresceram 83% de fevereiro para março. Já o Extra, do mesmo grupo, apurou um crescimento de 22% no mesmo período. Ambos os e-commerces estabeleceram atendimento prioritário para clientes acima de 60 anos e pessoas com mobilidade reduzida.
Já outra grande rede, o Carrefour, teve um crescimento de 50% nas buscas, com volume de mais de 2,2 milhões em março. Mas não foram apenas as grandes varejistas nacionais que tiveram um aumento significativo de buscas, importantes redes regionais também tiveram um crescimento notável no período. Destaque para a rede Comper, que possui lojas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e teve um aumento de 123% nas pesquisas online. Ainda na região Centro-Oeste, o Supermercado Bretas cresceu 22%.
No Nordeste, o destaque vai para a rede GBarbosa. Com lojas em Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, conquistou um crescimento de 21,5%. Por fim, nas regiões Sul e Sudeste, o destaque vai para os supermercados Sonda (SP), com crescimento de 50%; Assai (SP), com 50%; Prezunic e Guanabara (RJ), com 21,5% e 84%, respectivamente; e Zaffari (SP e RS), com incremento de 50%.
Fonte: CNDL