O site da AEMFLO E CDL-SJ utiliza cookies, pequenos arquivos, para aprimorar a navegação do site e também para saber mais sobre os visitantes que acessam a página. Por respeito ao princípio da autodeterminação informativa, ao entrar no site o usuário poderá definir previamente suas preferências de cookies. Para saber mais sobre cada tipo de cookie, recomendamos o acesso ao site allaboutcookies.org para auxiliar na decisão sobre quais cookies deseja permitir. Para definir as preferências de cookies, clique em "configurações".

Configurações avançadas de cookies

O amor em alta promete aquecer as vendas

No entanto, descontada a inflação de maio (8,17%), quando foi realizada a pesquisa, a intenção de gasto é -7,4% inferior ao levantamento de 2014.

Quanto ao perfil dos entrevistados, a maioria (57,9%) é do sexo feminino e tem entre 18 e 25 anos (39,1%), com ensino médio completo (45,7%), trabalhando com carteira assinada (59,8%) e renda média entre R$ 1.510,00 a R$ 4.007,00 (45,3%). A opção à vista em dinheiro foi a mais lembrada (71,2%) na hora do pagamento das compras, sendo seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (10,1%) e pela compra à vista no cartão de crédito (7,5%).

Entre os aspectos mais valorizados pelos consumidores ao adquirirem seus presentes estão o preço (33%), o atendimento (26%) e as promoções (22%). E 65,6% dos entrevistados disseram que vão realizar pesquisa de preço para o Dia dos Namorados. Quanto ao local de compra dos produtos, o comércio de rua vai ser a opção da maioria dos catarinenses (64,4%), seguido pelo shopping (28,4%) e pela internet (3,6%).

A queda nas vendas, no entanto, não significa que a data mais romântica do ano passará em branco. Os produtos do setor de vestuário (45,5%), seguido por perfumes e cosméticos (17,2%) e calçados e bolsas (10,4%) têm a preferência do consumidor catarinense. Como o Dia dos Namorados também movimenta o setor de serviços, a pesquisa apontou que 36,3% dos entrevistados afirmaram que irão almoçar ou jantar em um restaurante na data. A escolha do lugar pelo namorado (a) é apontada por 18,4% dos entrevistados, seguida pela opção de local romântico (14,6%) e pelo melhor atendimento (8,1%).

O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Souza, afirma que a retração nas vendas em 2015 já era esperada pelos lojistas. “Desde o ano passado sabíamos que as datas comemorativas não teriam o resultado esperado em virtude da situação econômica em que passa o país, situação em que os consumidores estão mais cautelosos para não adquirirem dívidas. Mas os lojistas não vão desanimar, pois acreditam que os namorados vão se presentear e comemorar a data, com um pouco mais de moderação. diz.

Compartilhe

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    © 2025 - AEMFLO E CDL-SJ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO E OTIMIZADO POR WEBi