O site da AEMFLO E CDL-SJ utiliza cookies, pequenos arquivos, para aprimorar a navegação do site e também para saber mais sobre os visitantes que acessam a página. Por respeito ao princípio da autodeterminação informativa, ao entrar no site o usuário poderá definir previamente suas preferências de cookies. Para saber mais sobre cada tipo de cookie, recomendamos o acesso ao site allaboutcookies.org para auxiliar na decisão sobre quais cookies deseja permitir. Para definir as preferências de cookies, clique em "configurações".

Configurações avançadas de cookies

Na internet:

A constatação é do publicitário Renato Meirelles, que coordenou pesquisa que revelou quem é a baixa renda do País e como essa classe se comporta quando o assunto é consumo.


Para ele, as empresas ainda não aprenderam a olhar esses consumidores sem sair da frente do espelho. Com isso, acabam perdendo um grande mercado, que representa cerca de 85% da população brasileira, detém 76% do consumo, 69% dos cartões de crédito e movimenta R$ 620 bilhões por ano.


“Não dá para pensar em futuro sem olhar esses consumidores”, afirma Meirelles. Para ele, o consumidor que compra na rede procura uma empresa na qual possa confiar e que o represente. “Não adianta gastar dinheiro tentando catequizar esse consumidor”, ressalta.


Insegurança e desconfiança


Meirelles constata que vale a pena investir em produtos e em campanhas voltadas à baixa renda. No entanto, é preciso ultrapassar certas desconfianças e derrubar certas barreiras para chegar até esse público e mantê-lo como um consumidor fiel.


A insegurança com relação aos seus dados, como o número do cartão de crédito e o medo de pagar e não receber o produto e de comprar o produto errado são os principais empecilhos a ser combatidos.


Segundo ele, esse consumidor não se sente assistido na internet. Por isso, comprar por esse meio é mais difícil. “É preciso deixar claro as oportunidades oferecidas por este canal e criar avalistas de compra”, avalia. “Esse consumidor procura uma empresa que o ajude a consumir”.


O consumidor de baixa renda, de maneira geral, é mais conservador. No entanto, no meio virtual, essa desconfiança se acentua. “Esse consumidor não pode errar”, por isso, ele é mais precavido na hora de dar o “ok”.


Baixa renda conectada


“O computador e a internet são ferramentas para fazer economia, gerar renda e se divertir”. Entender essa relação é perceber quem está atrás da tela dos computadores de 66% das casas brasileiras que têm PCs.


Para esse consumidor, o equipamento funciona como utilidade doméstica e o ajuda na hora da compra, tendo papel fundamental na decisão. “A internet ajuda na pesquisa de preço e de produto”, constata Meirelles.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Certificação digital da AEMFLO e CDL de São José simplifica a rotina das empresas e garante mais agilidade e segurança aos negócios

A AEMFLO e a CDL de São José oferecem aos empresários uma solução que une tecnologia, praticidade e economia: o Certificado Digital. Com ele, é possível reduzir custos e burocracia, realizar autenticações online e transações seguras, acessar o internet banking, assinar documentos digitalmente e muito mais, tudo de forma ágil, sustentável e confiável. O serviço […]

Últimas vagas: AEMFLO e CDLSJ realizam seminário sobre a reforma tributária e os impactos no Estado

As 200 vagas para o Seminário Reforma Tributária e os Impactos para Santa Catarina estão quase esgotadas. Esse resultado demonstra o grande interesse do empresariado e dos profissionais contábeis e jurídicos no tema. Além disso, o evento promete redefinir o cenário tributário brasileiro nos próximos anos. Consequentemente, cresce a expectativa em torno das mudanças que […]

Empresárias do Núcleo da Mulher Empresária da AEMFLO e CDL São José participam de vivência em fábrica da MASSAVIVA

Cerca de 30 empresárias do Núcleo de Mulheres Empresárias da AEMFLO e CDL São José participaram, de uma visita técnica à fábrica da Massaviva, em São José. A ação, batizada de “Visita Muito Massa”, teve como objetivo promover troca de experiências, aprendizado e integração entre as participantes. Durante a visita, o grupo conheceu todas as […]

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    © 2025 - AEMFLO E CDL-SJ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO E OTIMIZADO POR WEBi