O site da AEMFLO E CDL-SJ utiliza cookies, pequenos arquivos, para aprimorar a navegação do site e também para saber mais sobre os visitantes que acessam a página. Por respeito ao princípio da autodeterminação informativa, ao entrar no site o usuário poderá definir previamente suas preferências de cookies. Para saber mais sobre cada tipo de cookie, recomendamos o acesso ao site allaboutcookies.org para auxiliar na decisão sobre quais cookies deseja permitir. Para definir as preferências de cookies, clique em "configurações".

Configurações avançadas de cookies

Mulheres empresárias conquistam espaço no mercado de trabalho

O Nume (Núcleo da Mulher Empresária) surgiu em 2012, como CME (Câmara da Mulher Empresária) e em dezembro de 2013 ganhou o título atual. Com a metodologia do Programa Empreender, do Sebrae, o núcleo busca encontrar soluções conjuntas, permite que os problemas sejam resolvidos mais facilmente e oportunidades sejam aproveitadas.

A nucleada Roseli Souza Laurindo participa do núcleo desde o início e para ela, o Nume proporciona diversas experiências que trazem um grande aprendizado. “O que me motivou a participar foi a oportunidade de conhecer outras empresárias e como funciona as grandes empresas. Tive a chance de visitar a Cottonbaby e O Boticário. O núcleo é novo ainda e cada momento vivido é marcante”, diz.

O objetivo do Nume é alcançar desenvolvimento pessoal e capacitação profissional, ampliar a rede de relacionamento e representatividade junto aos órgãos públicos e privados, além de fazer do associativismo a base para o crescimento pessoal e profissional das participantes.

Ações

O núcleo organiza diversas palestras para adquirir conhecimento. Em fevereiro deste ano, a coaching Mariana Morena falou às empresárias sobre as estratégias da mulher contemporânea para se reinventar. Já em abril, a designer e visagista de sobrancelha Vânia Machado Nunes abordou como a criação de uma imagem pessoal revela as qualidades interiores de uma pessoa.

Além de palestras, o Nume busca sempre promover visitas técnicas, como a que ocorreu em agosto deste ano, de conhecer o case do Grupo Boticário, que possui um portfólio de pelo menos 1.100 produtos de cosméticos, maquiagem e perfumaria e atua com cerca de 3.700 lojas no Brasil, com presença também em outros países. Em maio, as participantes do núcleo também conheceram a estrutura da Cottonbaby, empresa que fabrica e comercializa produtos de higiene pessoal, cosmético e linha infantil.

A coordenadora do Nume, Nelci Schmitt, ressalta a importância desses eventos para a vida das empresárias. “Palestras e visitas técnicas geram aprendizado, além de conhecermos novas pessoas, cases e histórias de quem obteve sucesso. Decidi fazer parte do núcleo justamente pela troca de experiências”, relata.

O núcleo também é engajado em causas sociais. E sempre que possível, o Nume faz doações para instituições necessitadas. Em junho, foram doados alimentos arrecadados na palestra O Poder do Olhar, com Vânia Machado Nunes, para o asilo de idosos Casa Santa Maria dos Anjos, em Palhoça. Em agosto, o Nume doou roupas, calçados e artigos de cama para o brechó beneficente deste mesmo asilo.

A nucleada Idinaide Batista Pereira relata que as ações sociais mostram que o núcleo procura sempre ajudar quem precisa. “Queremos fazer a diferença. Isso mostra que, além de empresárias, nos preocupamos com a comunidade. E é gratificante participar dessas ações, nos saímos renovadas e felizes por ajudar quem precisa”, conta.

Por conta de todas as atividades propostas pelo Nume, a coordenadora do núcleo incentiva mais mulheres a participar. “É uma grande oportunidade para adquirir conhecimento e aplicar na nossa empresa. Outra vantagem é aumentar a rede de relacionamentos. O Nume é um núcleo multissetorial, estamos sempre aprendendo coisas novas e de outros segmentos”, afirma.

Compartilhe

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    © 2025 - AEMFLO E CDL-SJ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO E OTIMIZADO POR WEBi