O ministro disse que, sem os setores automobilístico e de material da construção civil, o crescimento foi de 5,6% na comparação com junho do ano passado. “Temos que lembrar que, em junho de 2008, a economia estava crescendo fortemente e o comércio varejista também. Quando isso é ampliado, o crescimento vai para 10,2% na mesma comparação”, afirmou.
Avaliando o segundo trimestre de 2009 e o mesmo período de 2008, Mantega também considerou o crescimento excelente, pois chegou a 5,2%, mostrando que o Brasil tem um mercado consumidor forte, que é um dos responsáveis pela reativação da economia brasileira.
O ministro garantiu que, com o resultado do primeiro semestre, o Brasil está superando a crise mundial. “Os empresários estão acreditando que o Brasil é um dos países que saem melhor da crise, pois tem países que estão enfraquecidos, com déficit elevado, com dívida crescente e mercado consumidor abalado”. Mantega também disse que a dívida brasileira, que “cresceu um pouquinho em 2009”, está sob controle e vai continuar caindo. Além disso, o déficit público brasileiro continuará a ser o menor entre os países que integram o G2O (grupo dos países em desenvolvimento).
Fonte: Diário Catarinense