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Invista no pós-venda e fortaleça o relacionamento com os clientes

Desirée explica que as empresas precisam ter claro um roteiro de perguntas importantes, que podem ajudar o seu negócio. “Esse roteiro se transformará em indicadores e o ideal é que esses dados sejam acessados por toda a equipe. Muitas empresas fazem um mural com essas informações, uma gestão à vista”, revela. “O pós-venda proporciona um relacionamento com o cliente e as possibilidades se abrem”, reflete. A comunicação entre empresa e cliente não precisa se resumir apenas ao telefone. Pode ser feito por e-mail, chat e até redes sociais.

A consultora destaca que é preciso um preparo dos colaboradores para realizar o pós-venda. “É muito importante que a equipe entenda que o pós-venda não é um problema ou um serviço a mais e sim uma ferramenta valiosa para uma venda futura, solidificada em um relacionamento com o cliente. Estamos na era do marketing de relacionamento. A equipe precisa ter interesse em ter clientes na verdadeira origem da palavra: constantes e fidelizados”, revela.

Em tempos de crise, Desirée ressalta que acompanhar o cliente e ter um melhor aproveitamento das informações transmitidas por eles se torna um diferencial estratégico. Para concluir, ela dá dicas para que o pós-venda seja um sucesso. “Tenha uma carteira de clientes organizada e separe um tempo para manter contato com eles. Monitore e gerencie o desempenho de seu pós-venda. Crie indicadores e colha o feedback dos clientes, pois as informações contribuirão para as mudanças necessárias. Saiba o histórico de cada cliente: o quê comprou, quando chegou e como ocorreu a entrega”, sugere.

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