
Desenvolvido por empresa de software de Brusque, Santa Catarina, o aplicativo 4Bus, que funciona como um Uber de ônibus, será usado por empresas de transporte turístico. A Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento do Estado de SC (Aettusc) juntamente com a Cooperativa de Transporte Rodoviário de Passageiros, Serviços e Tecnologia (Buscoop) de São José está difundindo essa solução de transporte. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta terça-feira (12/11), na Assembleia Legislativa.
O início dos serviços com o 4Bus inicia amanhã (14/11). O atendimento acontecerá em Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e Chapecó. Fora de Santa Catarina, o aplicativo está disponível em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.
O serviço de fretamento compartilhado 4Bus é operado por empresas que estão registradas e regulares junto à ANTT. O aplicativo está sendo usado no Vale do Itajaí e Oeste de SC. Também chegará logo em algumas regiões do Nordeste. Segundo a 4Bus, os preços das passagens podem ser até 60% mais baratos.
Empresas associadas à Buscoop somam 2.900 veículos. Como cada ônibus retira do trânsito 23 automóveis, a expectativa é de que são esses aplicativos de ônibus que vão desafogar o trânsito das cidades. Na opinião do presidente da Aettusc, José Marcelo Neis, esse modelo é que deve revolucionar o setor de transporte do país. Além dessa solução catarinense, há outros aplicativos para ônibus no mercado. Um dos mais conhecidos é o Buser.
As pessoas interessadas em usar o 4Bus podem baixar o aplicativo no celular, criar uma conta, cadastrar um cartão de crédito e selecionar ponto de partida e de destino. Acesse aqui, para baixar o 4Bus.