
Em “O jogo da Liderança”, os autores trazem uma nova forma de pensar sobre como gerenciar a empresa para que a inovação passe a ser uma parte central de cada impulsionador do seu negócio. Por meio de histórias reveladoras, os autores mostram de que forma a P&G e outras empresas como a Honeywell, Nokia, LEGO, GE, HP e Dupont mudaram o jogo. Na P & G, de 2000 para cá, Lafley dobrou as vendas da empresa, que chegaram a 76 bilhões de dólares em 2007; as ações valorizaram cerca de 150% desde que ele assumiu o cargo.
Confira um trecho do livro:
“Da mesma forma como não existe um modelo único para a inovação, uma determinada estrutura organizacional não funcionará para todos. O tamanho único simplesmente não funciona. Pode não soar muito animador, mas a questão é que você precisa elaborar e implementar as estruturas organizacionais corretas para se adequar à estratégia de negócios e ao modelo de inovação (…) Observamos a tentativa de muitas empresas de fazer a inovação acontecer por meio de estruturas capacitadoras de uma forma ou de outra. Surpreendentemente, o obstáculo que muitas empresas encontram é quando a maioria de seus membros não compreende o que, na verdade, são essas estruturas e como elas de fato funcionam.”