O site da AEMFLO E CDL-SJ utiliza cookies, pequenos arquivos, para aprimorar a navegação do site e também para saber mais sobre os visitantes que acessam a página. Por respeito ao princípio da autodeterminação informativa, ao entrar no site o usuário poderá definir previamente suas preferências de cookies. Para saber mais sobre cada tipo de cookie, recomendamos o acesso ao site allaboutcookies.org para auxiliar na decisão sobre quais cookies deseja permitir. Para definir as preferências de cookies, clique em "configurações".

Configurações avançadas de cookies

Dia dos Pais deve movimentar R$ 7,84 bilhões neste ano

Data, celebrada no próximo domingo, deve ter melhor desempenho no varejo desde 2014, impulsionado por vendas de roupas e cosméticos

O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, deve registrar em 2025 o melhor resultado para o varejo brasileiro desde 2014. As comemorações devem movimentar R$ 7,84 bilhões em vendas, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao ano passado, de acordo com estimativas do setor do comércio.

Criada em 1953, a data teve como idealizador o publicitário Sylvio Bhering. A proposta inicial era que a celebração ocorresse em 16 de agosto, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Poucos anos depois, a comemoração foi ajustada para o segundo domingo do mês, com o objetivo de favorecer o convívio entre pais e filhos.

Entre os itens mais procurados, as roupas lideram a preferência do consumidor e devem movimentar R$ 3,23 bilhões. Em seguida aparecem os produtos de perfumaria e cosméticos, com previsão de R$ 1,57 bilhão em vendas, e os artigos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com R$ 1,26 bilhão. Juntos, esses três segmentos devem concentrar quase 77% do total movimentado na data.

O comércio eletrônico segue em expansão. A expectativa é que o e-commerce fature R$ 9,51 bilhões em 2025, quase R$ 1 bilhão a mais do que no ano anterior. Segundo as estimativas, 59% dos brasileiros pretendem comprar os presentes pela internet.

Mesmo com o avanço das vendas online, as lojas físicas seguem como principal canal de compra, preferidas por 66,5% dos consumidores. As compras exclusivamente virtuais representam 24%, enquanto 8,2% pretendem utilizar ambos os meios.

Nas regionais

Segundo a pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goyatacazes (Acic), no Rio de Janeiro, a data vai aquecer as vendas no comércio da cidade em até 2% se comparado com o mesmo período do ano passado. E os clientes têm dado preferência a presentes com valor em cerca de R$ 250 por pessoa. “A data reforça o aquecimento no consumo e gera um movimento significativo no varejo local”, aponta o presidente da entidade, Maurício Vicente.

Pensando em melhorar a performance do comércio durante datas comemorativas, a associação tem oferecido, em parceria com o Sebrae, capacitações específicas e orientações práticas para lojistas. “Esse apoio inclui treinos sobre vitrinas temáticas, estratégias de omnichannel, técnicas de storytelling digital e uso de redes sociais para impulsionar vendas”, destaca o presidente da Acic.

Na Associação Comercial e Empresarial de Itaúna (ACE), em Minas Gerais, é feita uma campanha institucional para incentivar as vendas durante o período. “Apesar de não ser uma data marcante, como Dia das Mães e Natal, certamente é positiva e favorece o incremento nas vendas”, explica o presidente Cácio Silva.

Ainda no estado mineiro, a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, divulgou que 73,3% dos consumidores planejam gastar um ticket médio entre R$ 51 e R$ 100 nas comemorações do Dia dos Pais. Escolhendo, na maioria, presentes com base em qualidade (63,6%) e utilidade (27,3%).

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Fábio Túlio Felippe, pontuou que essas datas comemorativas impulsionam toda a cadeia produtiva: “pois meses antes a indústria também se preparou ao fabricar os produtos que serão comercializados”.

Além disso, foi observado um crescimento na área de eletrônicos, tecnologias, personalizados e cuidados pessoais.

Assessoria de Comunicação CACB

Compartilhe

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    © 2025 - AEMFLO E CDL-SJ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO E OTIMIZADO POR WEBi