
Nesta quarta-feira, (16) é comemorado o Dia do Comerciante, e com ele, são levantados questionamentos de como se reinventar, aprimorar, para continuar a história dos negócios. Segundo o IBGE, 60% do comércio não sobrevive após cinco anos de funcionamento.
Os fatores de risco apontados pelo Sebrae são a falta de planejamento, gestão adequada, dificuldades financeiras e alta competitividade. Além disso, o comércio acaba sendo um setor vulnerável, pois enfrenta desafios como gestão de estoque, fluxo de caixa, e forte concorrência, o que contribui para alta taxa de fechamento.

Em contraponto às dificuldades, a AEMFLO e CDLSJ são entidades essenciais para a capacitação, geração de negócios e novas conexões através de networking. Segundo Luan Tavares, vice-presidente de Assistência e Serviços da CDLSJ, o associativismo não tem dimensão, ele pode ser aplicado a qualquer tamanho de empresa, sendo um empreendedor individual ou uma grande empresa.
“Antigamente as empresas abriam um negócio e iam aprendendo com os erros, com o mercado. Hoje é muito difícil uma empresa sobreviver dessa forma, então é importante que por mais que sua empresa seja pequena, você esteja inserido em um ecossistema como este”, afirma Tavares.
O vai e vem dos negócios
Nem sempre o caminho é uma linha reta, às vezes, temos altos e baixos, faz parte da trajetória profissional, é o que conta a empresária associada Beatriz Fentzlaff, CEO da BF Marketing Studio. Para ela, o caminho tradicional do mercado de trabalho a levou ao estresse, isso fez com que ela saísse de uma multinacional e abrisse o próprio negócio.
Participante do Núcleo Jovem da AEMFLO e CDLSJ, Beatriz conta que logo foi amparada pela instituição, com bons contatos que começaram a contratá-la, além de acompanhar palestras, workshops etc.
“Os benefícios são essenciais, como saúde, SPC, registro de marca, certificado digital, mas eu vou além e acho que um dos maiores benefícios da AEMFLO é o ambiente, tudo isso é muito importante”, coloca ela.

A empresa de BF Marketing Studio foi vencedora na categoria Serviços até 30 colaboradores do Prêmio AEMFLO 2025
Outro exemplo de reconhecimento à instituição, Moacyr Guedes Júnior, proprietário da Agência WEBi, revela a relevância da AEMFLO e CDLSJ desde 2014, quando se associou. Segundo Moacyr, a proximidade com a sede da AEMFLO foi essencial para participar mais de eventos e ter acesso às empresas para fomentar os serviços da agência.
“Aproveite a AEMFLO, ela oferece educação, aproximação com empresários líderes, gerando um excelente networking”, explica o associado.
Para o diretor do Comércio da CDLSJ, Diogo Bez Fontana, o comerciante que escolhe caminhar junto ao associativismo amplia sua visão de mercado.
“Ele fortalece seu negócio e contribui para o desenvolvimento coletivo. No Dia do Comerciante, celebramos quem empreende com propósito e entende que juntos somos mais fortes”, ressalta.