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Design de moda é tema de debate na Estácio de Sá

Temas relacionados à comunicação, sociologia e moda foram abordados em diversas palestras e numa mesa redonda com professores da UFSC, Udesc, PUC-RJ e Faculdade Estácio de Sá SC.


A última mesa redonda teve a participação do consultor da AEMFLO e CDL-SJ Fábio Cesar de Moraes, que falou sobre o perfil do profissional de moda. “Este profissional tem muitas características do empreendedor; precisa lançar quatro coleções por ano e estar sempre atendo às tendências do mercado”, observou. “Nesse quesito, Santa Catarina vai muito bem; estamos buscando espaço no mercado internacional com artigos diferenciados, de design arrojado e inovador, com produtos de maior valor agregado”.


Para o consultor, a batalha das empresas catarinenses no mercado global não pode ser baseada simplesmente no fator preço, já que, segundo ele, dificilmente vamos suplantar os asiáticos nesse quesito. Isso porque a indústria local é caracterizada por pequenos negócios, sem as condições ideais para produzir em grande escala. “Precisamos criar coleções que invistam no design como principal atrativo”, avalia Moraes. “Quando oferecemos ao mercado um produto desejado, o preço deixa de ser o principal fator na decisão do consumidor”.



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