Em São José não é diferente. As reclamações contra sites de compras coletivas são inúmeras e aumentam a cada ano. A assessora jurídica do Procon de São José, Rochelly Blenke, confirma a regra nacional e percebe um aumento de reclamações no município. “Há muitas reclamações. O número vem aumentando cada vez mais, principalmente na oferta de compras relativas hotelarias e aparelhos eletrônicos”, informa.
O descumprimento dos prazos é a principal causa das reclamações. “Geralmente esses sites dão até três meses para resgatar o produto vendido. O que acontece é o cliente ir resgatar o seu produto na data estipulada e receber uma resposta do ofertante de que não há mais o produto no estoque. Além desse constrangimento, o ressarcimento ao consumidor leva meses para acontecer”, completa a assessora.
Esse foi o caso do estudante Marcelo Remor. Ele conta que comprou um brinquedo, no mês de setembro de 2011, para dar de presente ao sobrinho no dia das Crianças. O brinquedo não chegou, ele enviou diversos e-mails e a empresa respondia de forma subjetiva que o produto chegaria. Passaram-se cinco meses da compra e a empresa entrou em contato para saber se o produto havia chegado. Sem o produto, Remor pediu o estorno. “Eu me senti lesado, pois paguei R$ 90 no produto, esperei cinco meses para receber, entrei em contato diversas vezes com a empresa, que não me dava qualquer informação e somente no próximo mês, seis meses depois da compra é que serei ressarcido”, declara insatisfeito.
Para evitar problemas na hora de comprar, algumas dicas são importantes. Por prevenção, é recomendável entrar em contato com o estabelecimento que é citado no site e conferir se a oferta realmente existe. Pesquisar a eficiência do site de vendas e o histórico do estabelecimento também é aconselhável. O Procon orienta, ainda, que a atenção ao indicador de vendas que está no site pode ajudar a evitar problemas. Por exemplo, se mil pessoas estiverem comprando um produto e o preço estiver baixo, há uma grande chance de faltar o produto no estoque e a demora para a entrega do mesmo ser grande. Cautela na hora de comprar e muita atenção às ofertas são essenciais para evitar que a alegria e a vantagem se transformem em transtornos.