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Comércio está otimista para as vendas da Páscoa, revela FCDL/SC

A maioria do comércio catarinense está otimista para a Páscoa deste ano. Um levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta que 63,1% dos entrevistados acreditam que as vendas para a data em 2022 serão superiores às registradas no mesmo período do ano passado. Outros 26,1% avaliam que deve ser igual.

Roberto Carmes, vice-presidente de assistência e serviços da CDL-SJ, acredita que haverá um aumento do consumo em relação aos últimos anos, principalmente pela possibilidade de reuniões após os dois anos de pandemia. “Entretanto, diante do cenário da economia e a cautela dos consumidores em gastos, a tendência é que o consumo dos ovos industrializados tenha redução, e, as despesas com chocolate fiquem concentradas em barras e caixas de bombons, por serem mais econômicas”, pontua ele.

Ivanir Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC, analisa também pelo momento econômico que o país e o mundo vivem. “O cenário ainda é desafiador, a pandemia do coronavírus já não é o principal entrave e sim a guerra no leste europeu entre a Rússia e a Ucrânia que deixa o mercado nervoso e temos ainda o aumento da inflação", avalia.

Mesmo com essa perspectiva parte dos entrevistados, 44,1% avalia que o crescimento do volume de vendas será de até 3%, não considerando nesta estimativa uma mudança do atual quadro econômico. O levantamento da FCDL/SC foi realizado com 400 empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades com maior potencial de consumo – IPC demonstra ainda que além dos chocolates, roupas e calçados também serão os itens mais escolhidos pelos consumidores na hora de presentear.

Também foi identificado que 45,9% disseram que haverá aumento no estoque, 40,5% estão programando alguma promoção e o tíquete médio deve ficar em torno de R$ 127,00. Sobre o meio de pagamento, 47,7%, apontaram o cartão de crédito e 27,0% informaram que será à vista ou no cartão de débito, seguido do crediário com 13,5%. E quanto à forma de atendimento, 47,7% estão operando tanto de forma física quanto on-line, 52,3% venderão somente em loja física. A maioria ainda acredita que o chocolate será a forma mais utilizada para presentear com 62,2%. A grande maioria não deverá contratar mão-de-obra temporária para atender a demanda com 92,8% e 72,1% acreditam que os filhos que serão os mais presenteados.

 Com informações da FCDL/SC.

 

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