
No entanto, dados do site Reclame Aqui apontou que o número de reclamações cresceu de 73 mil, no primeiro semestre de 2010, para 441 mil, no mesmo período deste ano, fazendo com que aumentassem em 404% as queixas, uma quantidade bem mais expressiva que o crescimento de 24% nas vendas online.
Para o diretor de Tecnologia da Informação da AEMFLO e CDL-SJ, Ewerton Alves, o aumento das reclamações se deve, principalmente, a falta de critério do consumidor ao escolher a loja virtual. “Alguns cuidados são fundamentais na hora de realizar a compra”, declara.
Alves pontua algumas precauções que devem ser tomadas pelo consumidor: Não devemos acreditar em qualquer promoção que não aconteceria em loja física. Imagine: uma TV de LED que em loja física custa R$ 2.900 é ofertada por uma loja virtual a R$ 1.000. Há algo errado. Pesquisar sobre a reputação da loja e na hora de pagar, evitar transferências bancárias e optar por cartões de crédito, com o intermédio de empresas que fazem o trâmite da compra, aconselha o diretor, que também acredita que a falta de estrutura de estoque e logística das lojas virtuais para responder a demanda do mercado também acabam aumentando esse índice de reclamações.