As vendas de eletrodomésticos foram uma das mais atingidas. “As pessoas talvez estejam esperando pelas tradicionais liquidações pós-Natal, o que explicaria esta queda”, afirma o presidente da federação, Sérgio Medeiros.
Além disso, os catarinenses deixaram as compras para última hora. Nos dias 23 e 24 de dezembro, que antecedem o Natal, as consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) no Estado superaram em 43% o mesmo período do ano passado. “É um aumento recorde, mas, ainda assim, insuficiente para reverter os números negativos que vínhamos observando diariamente”, relata Medeiros.
O empresário Rafael Kretzer Althoff, da Casa do Povo Tecidos, sentiu o resultado negativo. “Foi perceptível. Pelo menos em minha loja o fluxo de pessoas foi abaixo do esperado e isso refletiu nas vendas. A queda foi em torno de 3% a 4%”, diz.