
Esse lixo jogado no chão vai para bueiros, rios e córregos, com muita chuva ele bloqueia água e faz com que as enchentes sejam cada vez mais normais. Outra prática muito comum nas capitais brasileiras é se utilizar das margens de rios para jogar fora sofás, eletrodomésticos velhos e até mesmo geladeiras. Segundo o engenheiro e especialista em prevenção contra enchentes, Hassan Barakat, de nada adianta fazer ações preventivas se a população não fizer a sua parte. Segundo Barakat, as pessoas devem conservar drenagens, valas e canaletas sempre desobstruídas.
Nunca jogar lixo nas ruas, em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes. Lembrando que desde o papel de bala, xepas de cigarro e até móveis velhos são lixos.
Josué Di Bernardi alagada: Bairro Campinas em São José sempre sofre com alagamentos por causa das chuvas
Além de degradar o meio ambiente e causar tragédias, como mortes e perdas de bens, a falta de atenção da sociedade deve ser mudada urgentemente. Em países europeus, se você jogar lixo na rua, como papel de bala e xepas de cigarro, você é multado em até 50 euros – o equivalente a R$ 115,00.
Com informações do Portal Eco e O Globo