
Com o objetivo de diminuir os efeitos negativos do Coronavírus, a FENABAN – Federação Nacional dos Bancos, reuniu-se com 236 entidades sindicais que representam os mais de 450 mil bancários.
Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, a reunião, que aconteceu no dia 17 de março, foi realizada através dos meios digitais para evitar aglomerações que facilitam à disseminação do COVID-19.
Na ocasião, foi criada a Comissão Bipartite Covid-19, um canal direto e permanente de troca de informações entre bancos e as entidades que representam os bancários sobre as ações adotadas. Foram confirmadas, também, medidas dos bancos para proteção de clientes e funcionários. São elas:
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milhares de bancários já estão trabalhando em esquema de home office;
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os bancos dividiram as equipes que ainda estão atuando presencialmente e definiram locais de trabalho diferenciado para cada grupo de forma a reduzir o número de profissionais concentrados ao mesmo tempo nos locais de trabalho;
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foram indicados canais para notificação de casos entre os funcionários dos bancos; e
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Criação de novos protocolos de limpeza das agências e as equipes encarregadas da tarefa foram orientadas a intensificar a higienização, especialmente dos locais com maior contato das pessoas, como maçanetas, balcões, botões de elevadores e superfície dos caixas eletrônicos.
Sobre a possibilidade de fechamento das agências ou redução do horário de atendimento, o setor segue procedimentos previstos na legislação bem como práticas internacionais, em que os bancos foram considerados atividades essenciais, como saúde e segurança, e não tiveram seu funcionamento interrompido.
Em atenção ao público de maior risco, os bancos poderão reorganizar os atendimentos internos ou mesmo escalonar o atendimento.
A orientação inicial é a utilização dos meios remotos de atendimento, como mobile e internet banking, que oferecem a quase totalidade das transações financeiras do sistema bancário e dispensam a necessidade de comparecimento às agências.