“Parece que a previsão aumenta a cada ano que passa, deixando os empresários, a população e os usuários do trecho cada vez mais preocupados”. Essa é a sensação do empresário e diretor do setor de indústrias da AEMFLO, Nelson Silveira, que atua no setor industrial e utiliza diariamente caminhões para realizar entregas em todo Estado, principalmente no trecho Sul. “Todos nós somos prejudicados com o descaso da BR-101 Sul. Entregas que poderiam ser feitas em uma hora, demoram mais de três horas, exigindo com que eu dobre minha frota e o número de funcionários, fora o custo de manutenção dos caminhões que aumenta todo mês”, desabafa Silveira.
Segundo o autor da análise, engenheiro Ricardo Saporiti, a conclusão das obras depende da liberação da licença ambiental para o túnel do Morro dos Cavalos até o terceiro trimestre deste ano, da realização de licitação até o primeiro trimestre do próximo ano e da contratação da empresa até o terceiro trimestre de 2012. O estudo aponta também que os trechos com promessa de entrega para o final deste ano não deverão ficar prontos no prazo prometido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e que várias obras ainda não começaram, com destaque para o alargamento e reforço de antigas pontes que ainda estão em uso.
O novo levantamento tomou por base o relatório encaminhado pelo Dnit ao Fórum Parlamentar Catarinense e incluiu avaliação em diversos trechos ainda em obra na BR-101.