
O evento contou com participação de 20 representantes de federações e associações de diversos estados do País
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília, foi sede do 1º Encontro de Comunicação do Sistema CACB. Realizado nesta segunda-feira, 29 de setembro, o evento contou com a presença de 20 representantes de federações e associações de diversos estados do país.
Da AEMFLO, esteve presente a coordenadora de Comunicação Institucional e Marketing, Karin Barros, que trabalha há quase 4 anos na instituição. Foi oferecido aos comunicadores que fazem do G50+ palestras e mesas de debate de teor formativo, possibilitando o diálogo e o impulsionamento de ações integradas.
Na abertura do evento, o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, destacou a relevância da comunicação para o fortalecimento do associativismo. Em seguida, os presentes tiveram acesso à apresentação “Gasto Brasil e a importância da transparência para a sociedade”, realizada pelo coordenador do painel Gasto Brasil, Cláudio Queiroz.
A ferramenta oferece informações sobre gastos públicos primários pagos por todos os entes federativos – Governo Federal, estados, o Distrito Federal e municípios -, reunidos em um único portal. O coordenador informou que cada associação pode adotar, em seus canais de comunicação, um painel do Gasto Brasil personalizado para o estado ou município.

O designer e criador da empresa Open Your Eyes (OYE), Fernando Schiavo, apresentou aos comunicadores uma visão sobre “Branding: o poder da identidade nas instituições”. O designer apresentou a mudança de logotipo da CACB e estimulou a adoção da marca pelas associações e federações presentes, promovendo a união da identidade visual do Sistema CACB.
Comunicação em foco
O encontro ainda contou com o painel “O papel da comunicação em confederações”, com as presenças da chefe da Comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Cecília Kobayashi; da superintendente de Publicidade e Mídias Sociais da Confederação da Indústria (CNI), Mariana Flores; e da assessora de comunicação corporativa do Sistema Transporte, Lívia Cerezolli; com mediação da gerente de Comunicação da CACB, Indiara Oliveira.
As representantes ofereceram uma visão do trabalho em rede dos setores específicos e compartilharam experiências enriquecedoras com os presentes.
Já a palestrante e especialista em marketing digital Aline Bak apresentou a palestra “Mídias Sociais e a construção de autoridade”. Em sua fala, a profissional destacou a relevância da boa imagem nas redes sociais e a importância da adesão das federações e associações a diferentes mídias.
A palestrante deu dicas como: “Conheça seu nicho”, “Seja autêntico”, “Analise e ajuste”, “Desenvolva seu branding”, e “Crie conteúdo relevante”. O 1º Encontro de Comunicação do Sistema CACB foi finalizado com uma apresentação dos produtos da comunicação da CACB e de federações e associações presentes. O G50+ reúne as associações mais bem estruturadas do país.

O encontro foi liderado pela conselheira da Presidência da CACB, Mônica Monteiro, e contou com a presença da equipe de Comunicação e Relações Governamentais da CACB.
O diretor de Relações Institucionais da CACB, João Andrade, destacou que a CACB pretende trabalhar de forma cada vez mais integrada em campanhas lideradas pela confederação, como a defesa pela atualização do Simples Nacional pelo Congresso Nacional. O superintendente da CACB, Carlos Rezende, também participou do evento.
Participantes destacam espaço de integração
Os integrantes das equipes de comunicação das federações e associações participantes do encontro destacaram a relevância do evento para a integração, troca de ideias e fortalecimento do associativismo. “Discutimos vários temas importantes que nos ajudaram na transmissão de informações para os associados”, ressaltou Diogo do Oliveira, de Caxias do Sul.
Para Anne Margi, de Nova Friburgo, o encontro foi fundamental para entender as diretrizes da CACB e o que o sistema tem a oferecer. Pedro Chagas, da Federaminas, acredita que as discussões vão fortalecer a integração. Na avaliação de Caroline Gregório, de Santos, participar do evento foi um privilégio. “Aprendemos muito e conhecemos novas possibilidades de comunicação”, reforçou.
“Foi um espaço de aprendizagem”, acrescentou Daniele Peçanha, de São Paulo. Para Cristiana Tormo, da Bahia, o evento conseguiu integrar os comunicadores.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação Social da CACB