
No dia-a-dia do pequeno empresário, com suas diversas atribuições e demandas,
é quase impossível pensar em acompanhar mais uma tendência, como as inovações
digitais. Entretanto, isso não é passageiro, pois o futuro da sua empresa pode
estar em jogo.
Cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas e da sua forma de
consumir, o que implica em conhecer muito mais sobre esse universo. É
fundamental saber como se comunicar com esse público, pois hoje mais de 65
milhões de brasileiros estão on-line, seja em suas casas ou no trabalho, se
informando, se comunicando, trocando dados ou comprando. Quase metade dos
internautas brasileiros navega em cybers cafés ou lan houses e passam, em média,
27 horas por mês na rede.
A perspectiva de faturamento via e-commerce em 2009 é de mais de R$ 10,8
bilhões e temos hoje algo como 15 milhões de e-consumidores. Muitas pequenas e
médias empresas estão se ajustando para divulgar suas campanhas on-line e para
estabelecer seu próprio negócio virtual. Há muitos casos de companhias nacionais
que criaram blogs para dialogar de perto com seus clientes, além de empresas,
como as montadoras de veículos e as construtoras de imóveis, que têm investido
muito nesse canal de venda, pois detectaram que quase todas as transações estão
sendo feita por caminhos digitais.
Outro aspecto bastante importante está relacionado ao uso das ferramentas de
busca. Para utilizá-las corretamente, é importante conhecer o assunto para
construir sites que apresentem conteúdos relevantes ao seu público-alvo se sua
empresa deseja ser encontrada no mundo virtual. Afinal, quem não é hoje
encontrado pelos buscadores, simplesmente não existe.
Você ouvirá muito também sobre outras estratégias de marketing digital, como
marketing viral, mobile marketing, ações nas redes sociais, advergaming, enfim,
diversas alternativas a serem empregadas para que sua empresa tenha sucesso na
web. Porém, o mais importante é procurar conhecimento sobre o assunto, buscar
ajuda e montar uma estratégia de atuação consistente, para poder colher bons
resultados.
Para concluir, é importante ressaltar uma grande vantagem trazida pelo
marketing digital: a possibilidade de mensurar todas as ações realizadas, pois
isso permite acompanhar os passos do cliente, reavaliar sua estratégia e
aprimorá-la constantemente, buscando otimizar seus investimentos.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios