O site da AEMFLO E CDL-SJ utiliza cookies, pequenos arquivos, para aprimorar a navegação do site e também para saber mais sobre os visitantes que acessam a página. Por respeito ao princípio da autodeterminação informativa, ao entrar no site o usuário poderá definir previamente suas preferências de cookies. Para saber mais sobre cada tipo de cookie, recomendamos o acesso ao site allaboutcookies.org para auxiliar na decisão sobre quais cookies deseja permitir. Para definir as preferências de cookies, clique em "configurações".

Configurações avançadas de cookies

A crise não chegou ao varejo

Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) Nelson Barrizzelli, que esteve em Florianópolis a convite da CDL, os comerciantes precisam deixar de pensar nos fatores econômicos incontroláveis, que colocam o poder público no papel de vilão, e perceber que existem soluções dentro da própria empresa.


“A grande armadilha é ficar esperando respostas do governo. Mas, apostar na redução de custos e volume de estoque e fazer relatórios de vendas perdidas depende só do varejista”, analisou o consultor.


Com base nas estratégias debatidas na Convenção Internacional do Varejo, realizada no início do ano nos Estados Unidos, o consultor avalia que o cenário dos países desenvolvidos é amargo, mas a crise não chegou ao varejo até agora.


Uma das dicas apresentadas por Nelson é fazer um mapeamento dos clientes e concorrentes, que delimita onde o consumidor está e aonde vai. Com um mapa na mão e alfinetes, o lojista pode avaliar o potencial do mercado, saber quem é o cliente e também diminuir gastos com panfletagem, por exemplo.


Fonte: FCDL/SC

Compartilhe

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    © 2025 - AEMFLO E CDL-SJ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO E OTIMIZADO POR WEBi