Por outro lado, as perspectivas para 2012 são positivas. Segundo o Serasa Experian, o aumento do salário mínimo, a desaceleração da inflação e o recuo das taxas de desemprego, entre outros fatores, poderão contribuir para reduzir a inadimplência neste ano.
Para o diretor de desenvolvimento do comércio varejista da CDL-SJ, Roberto Carmes, a região Metropolitana de Florianópolis também sofreu com a inadimplência em 2011 e o recorrente alerta de crise financeira internacional afetou a confiança de empresários e consumidores. “As informações sobre a crise financeira internacional, a redução da atividade industrial, a alta carga tributária, dentre outros fatores, reduziu o consumo e freou o crescimento das vendas”, analisa.
Carmes diz que o principal remédio contra a inadimplência é consumir de maneira madura, mas é otimista em relação a este ano. “Em 2012 a tendência é de melhora na economia catarinense e nacional e, com isso, o consumidor e o empresário devem ficar mais confiantes, reduzindo assim, a inadimplência”, completa.
Fonte: Com informações do portal de notícias G1