O Projeto Empreender nasceu com o objetivo de auxiliar os micro e pequenos empreendimentos na troca de conhecimento entre os participantes de mesmo segmento, na solução de problemas comuns e no aumento da representatividade junto aos órgãos públicos estabelecidos.
A sua implantação iniciou com a criação da Fundação Empreender, composta inicialmente por empresários das Associações Empresariais de Brusque, Joinville e Blumenau, que intermediaram junto ao Governo Alemão a implantação de um programa de cooperação econômica destinado à América do Sul.
A proposta brasileira foi avaliada e aprovada pela HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera), sendo que a grande força para a concretização desta parceria estava na cultura imigrante alemã da região, no perfil econômico e no empenho pessoal de lideranças empresariais como Carlos Cid Renaux, José Henrique Carneiro de Loyola, Hans Martin Meyer, Heribert Späth, presidente HWK 1991 e Rudolf Herwig secretário executivo da HWK. As primeiras ações contaram com uma forte parceria entre técnicos alemães e brasileiros, principalmente a partir do trabalho do consultor alemão Sr. Rainer Müller Glodde.
O processo de difusão do Programa Empreender em Santa Catarina contou com a participação do SEBRAE e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), após a institucionalização da Fundação Empreender, como seu braço técnico.
O Programa Empreender, como ícone do associativismo, estimula a competitividade empresarial e através da FACISC – da qual a AEMFLO é afiliada, transformou-se em suporte para mais de 34 mil empresas de diversos portes e segmentos, presente em 220 municípios catarinenses, pela atuação de 146 Associações Empresarias.
Um conjunto de elementos compõe a receita de sucesso do programa. Com a moderação de um consultor, são discutidos desafios e necessidades encontradas pelo grupo, promovendo a socialização dos bons resultados conquistados, a troca de experiências, e a busca de ideias e soluções para problemas comuns.
Os Núcleos, ao levantarem suas necessidades e buscarem soluções para os problemas comuns, desenvolvem uma série de atividades que acabam beneficiando não apenas as empresas que dele participam, mas também todas as demais instaladas na região. Suas demandas são organizadas pelo grupo em conjunto com o consultor do Núcleo, permitindo que a AEMFLO, pela sua sua representatividade e poder de articulação, busque junto aos órgãos competentes (públicos e privados) e outros parceiros, soluções que atendam às necessidades das empresas.
Através dos Núcleos, as empresas têm acesso à informação e atuam ao lado de seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocando ideias, realizando compras em conjunto e promovendo ações que comprovam a importância do associativismo.
Conheça nossos Núcleos Empresariais:
AECIA – Núcleo Empresarial Catarinense dos Instaladores de Aquecedores
NCA - Núcleo de Concessionárias da Grande Florianópolis
AEMFLO JOVEM - Núcleo de Jovens Empreendedores de São José
NED - Núcleo de Gestores Educacionais
NUCONT - Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial