O Núcleo
Fundada em 2011, a Câmara Socioambiental utiliza a metodologia do Programa Empreender, que busca encontrar soluções conjuntas, permitindo que problemas sejam resolvidos mais facilmente e opuortunidades sejam aproveitadas rapidamente. O núcleo, tem o objetivo de inserir a AEMFLO e a CDL de São José entre as organizações que atuam fortemente na área de Responsabilidade Socioambiental e incentivar a inserção de suas empresas associadas, prestadoras de serviço e clientes nesse mesmo contexto.
Data e Horário das Reuniões
As reuniões acontecem mensalmente, na 1ª quinta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h.
Coordenação Gestão 2021
Nome |
Cargo |
Lucas Rusche Neto |
Coordenador Geral |
Cristine Cabral |
Coordenadora Administrativa |
Maria Helena Balthazar |
Coordenadora Financeira |
Silvia Barbosa Lopes |
Coordenadora Financeira - Suplente |
Quem pode participar da CSA
Todos os associados da AEMFLO e CDL-SJ, pessoalmente ou por meio de um representante legal, da confiança do empresário associado. A participação do associado será efetivada a partir da assinatura do Termo de Adesão à CSA.
O Segmento
Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, primeiro organismo internacional puramente empresarial com ações voltadas à sustentabilidade, definiu Responsabilidade Socioambiental como “o compromisso permanente dos empresários em adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida dos empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo".
A Responsabilidade Socioambiental também pode ser entendida como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem o objetivo de providenciar a inclusão social (responsabilidade social) e o cuidado ou conservação ambiental (responsabilidade ambiental).
Nesse contexto, a Câmara Socioambiental é um fórum de discussão e de aprendizagem para a atualização do conhecimento e gestão socioambiental dos associados da AEMFLO e CDL de São José, a fim de se adequarem às exigências ambientais impostas por lei e/ou pelo novo perfil do mercado de consumo.
O desafio é conscientizar a classe empresarial, os poderes constituídos e a sociedade como um todo sobre a importância da gestão socioambiental, atuando para um futuro focado na sustentabilidade.
Toda associação empresarial precisa conhecer a realidade local, regional e nacional e propor aos filiados ferramentas que permitam acessar essa realidade para se adequarem ao mercado em que estão inseridos. São levantadas questões como a percepção dos pequenos e médios empresários sobre o meio ambiente e como estão se preparando para os problemas resultantes desse novo modelo econômico que se configura. Por meio da CSA a associação poderá criar as condições para que temas socioambientais importantes façam parte do cotidiano das empresas associadas e da própria instituição.
Sabe-se que a prática da gestão socioambiental gera custos altos para as empresas, por precisarem investir em máquinas mais eficientes, em inovação, em desenvolvimento tecnológico e em melhoria de processos. Por isso seria importante que elas recebessem estímulos de várias ordens, como reduções de impostos e benefícios fiscais, por exemplo.
A Câmara Socioambiental pretende ser, na Região Metropolitana de Florianópolis, um elo de força motivadora para aprofundar reflexões e estratégias de gestão, capazes de contribuir para as transformações socioambientais que se fazem necessárias nesse momento de mudança do padrão civilizatório, em direção a um mundo mais sustentável.
As empresas verdes
O número de cidadãos conscientes da realidade planetária atual vem crescendo a cada dia, exigindo das empresas produtos de qualidade com o menor impacto ambiental possível. Esse é o conceito de ecoeficiência, que vem dominando todos os setores da economia mundial.
As tecnologias poluidoras pertencem ao passado. Empresas que ainda produzem produtos ecologicamente agressivos, frutos de práticas predatórias ao meio ambiente estão condenadas ao fracasso. Para se antecipar ao problema, os investidores estão se unindo aos consumidores que são agora atraídos pela responsabilidade ambiental.
Principais Ações
Participantes
|
Participe!
Mais informações, pelo telefone 4009-5512 ou pelo e-mail: empreender@aemflo-cdlsj.org.br