Rejeitado pela população no ano passado, o projeto para aumentar o número de vereadores no legislativo josefense foi aprovado por 10 votos a 2 na última segunda-feira (24/02). Apenas os vereadores Amauri dos Projetos e Sandra Martins votaram contra. Em dez dias, haverá uma segunda votação e, caso tenha aprovação definitiva, a alteração do número de cadeiras de 13 para 19 será válida em 2017.
No entanto uma pesquisa feita pela AEMFLO e CDL-SJ com a população, apontou que 93% dos entrevistados são contrários ao aumento, enquanto 5% responderam que são a favor e 2% não souberam responder. E no intuito de colaborar com a transparência da Câmara de São José, a AEMFLO e CDL-SJ lançaram uma campanha para mostrar o rosto dos dois vereadores que votaram a favor da população e questionando, quem serão os outros vereadores que votarão representando o povo na segunda votação.
O vice-presidente das entidades, Victor Alexandre de Souza, ainda confia que os vereadores possam mudar de opinião. “O vereador tem uma história e essa atitude de promover a votação em tempo recorde, visando nitidamente repercutir na sociedade e entidades, mancha essa história. Penso que com toda essa repercussão os vereadores puderam perceber a real vontade do povo. Isso é moralidade”, declara.
Pesquisa
Para a realização da pesquisa foram ouvidos 576 moradores de São José, dos bairros Kobrasol, Forquilhinhas, Campinas, Bela Vista, Roçado, Flor de Napolis, Los Angeles, Picadas do Sul, Ponta de Baixo, Serraria, Sertão do Imaruí, São Luiz, São Pedro, Barreiros, Floresta, Areias, Colônia Santana e Fazenda Santo Antonio.
Os entrevistados responderam a pergunta: “O (a) Sr. (a) é a favor ou contra ao aumento de vereadores em São José?”. Metodologia: pesquisa quantitativa, comnível de confiança de 95,4% e margem de erro de 3% não-probabilística, foi realizada entre os dias 14 de maio e 1º de junho de 2012.